quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Encontro de animação e formação missionária


Uma das resoluções da última reunião da Comissão Provincial das Missões Populares foi a de retomar o intercâmbio e partilha de experiências missionárias com as Províncias da CM de Espanha.


Abrir caminho
Contactado o confrade responsável por este sector, logo ele nos encaminhou para a participação no Encontro de Animação e Formação Missionária que se realiza no âmbito da Equipa Missionária Vicentina de Evangelização (EMVE) e que reúne elementos das várias Províncias e Ramos da Família Vicentina (FamVin) de Espanha. Como o P. Agostinho estava impedido de ir, pois estava em Missão, delegou em mim e na Célia Rodrigues (leiga missionária de Órgens-Viseu) a participação de Portugal.

Acolhimento e participantes
Assim, na belíssima e cheia de espiritualidade cidade de Ávila, reuniram-se mais de 40 missionários dos vários Ramos da FamVin. De salientar, desde já, uma muito boa participação de Jovens da JMV e MISEVI.
Fomos muitíssimo bem recebidos e acomodados na Casa de Espiritualidade “La Milagrosa”. Logo nos primeiros contactos, apercebemo-nos, da felicidade que sentiam por, desta vez, poder participar uma comitiva de Portugal. E íamos verificando que, apesar de sermos de outro país, não éramos os que vínhamos de mais longe. Com a recepção e acomodação dos vários participantes, o jantar e as indicações práticas para o dia seguinte, se cumpria o programa do primeiro dia.

Páscoa, centro da nossa vida
No sábado, iniciámos com oração da manhã em tom mariano. E, depois do pequeno-almoço, seguiram-se duas palestras: A Páscoa: encontro com o Deus da vida (perspectiva Cristológica) e Celebração da Páscoa (perspectiva litúrgica).
Após o almoço e a tradicional “ciesta”, continuou-se a formação, agora numa perspectiva mais pastoral, com a partilha de experiências, modelos e dinâmicas usadas nas “Páscoas Rurais” dinamizadas essencialmente pelos jovens…é uma experiência muito interessante de evangelização e de anúncio pascal de pequenas comunidades cristãs que de outra forma não teriam a possibilidade de celebrar e viver as festas pascais. Terminamos este longo dia de formação com a celebração da eucaristia da Apresentação do Senhor.

Novas e diferentes plataformas de evangelização

O domingo iniciou, novamente, com a oração da manhã. E depois do pequeno-almoço, seguiu-se mais uma apresentação, em forma de partilha, da utilização da pastoral penitenciária e educativa como plataformas de evangelização. De maneira fraterna, nos espaços de contacto individual e depois de cada uma das apresentações houve sempre muito tempo para o diálogo e para apresentarmos as experiências missionárias de Portugal.

Uma mais-valia e oportunidade de aprofundamento
Ficamos convictos da mais-valia desta relação estreita entre as Províncias da Ibéria e da vantagem em que estas iniciativas se repitam, pois, esta foi uma excelente oportunidade de contacto e aprofundamento do carisma vicentina numa das dimensões que lhe é mais peculiar: a evangelização e a formação.

P. Fernando Soares, cm

Sem comentários:

Enviar um comentário