terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Revitalizar e fazer caminho


Desde o dia 9 de Fevereiro que as comunidades paroquiais de Ermidas-Sado e de Alvalade vivem um tempo revitalização da Missão Popular. Primeiro foi a Paróquia de Ermidas. Há cerca de uma dúzia de anos, aconteceu a Missão.
O tempo foi passando, os párocos foram mudando e era necessário reavivar o caminho feito e fortalecer a comunhão.


Depois de acolhida a imagem de Nossa Senhora das Missões vinda de Porto Covo, em domingo de vendaval e tempestade, funcionaram em dois dias consecutivos 4 assembleias, às quais se deram os nomes de Pedras Vivas, Luz, Semente e Paz e Vida. As pessoas acorreram e participaram com interesse e com muito entusiasmo. Nos testemunhos que deram, todos se comprometeram a fazer caminho juntos, tornando-se Grupos Sinodais, que vão reflectir as catequeses do Guião do Sínodo Diocesano sobre a Palavra.

Celebrações e momentos
Nos quatro dias a seguir foram feitas celebrações que, a partir de sinais concretos, tocaram fundo dos que acorreram à Igreja. O envolvimento na preparação e na execução dos sinais fizeram com que houvesse um caminho interior que foi percorrido e emprestaram um ar de festa ao ambiente criado e vivido.
Não foram esquecidos os doentes (visita domiciliária) e os lares (particular e o do Centro de Dia). A estes, no Dia Mundial do doente, foi ministrado o sacramento da Unção dos Doentes e fez-se-lhes a surpresa de terem no seu meio a Imagem de Nossa Senhora. As crianças, nas escolas e na catequese e as famílias, na igreja, tiveram momentos de oração, reflexão e de compromisso.
Uma semana cheia e em cheio que foi fechada com chave de ouro: a presença e presidência do Pastor diocesano, D. António, que a todos saudou, animou e desafiou para escolherem o caminho da vida, a deixar-se tocar pelo amor de Deus e a serem sinais visíveis desse amor de Deus. Depois de escutar os testemunhos dos responsáveis das quatro comunidades, entregou-lhes o novo guião para as futuras reuniões. O senhor Bispo apontou como objectivo a realizar o crescimento das comunidades quer em número quer em qualidade para que todos sejam cada vez mais fiéis à proposta do Evangelho: que a vossa linguagem seja: “Sim, sim; não, não”.


Conduzida pelos “Soldados da Paz” e guardada pela GNR
Estava uma tarde de sol radiante. Os Bombeiros de Alvalade e o carro da GNR de Ermidas-Sado pararam em frente à Igreja. A uns cabia a tarefa de transportar a Imagem da Senhora, a outros, o serviço de proteger quem, em caravana automóvel, fez o percurso de Ermidas para Alvalade, passando por Ermidas (Aldeia) e pela Mimosa.
Num e noutro local fez-se uma paragem, criando-se uma momento de oração e de bênção. Muitos foram aqueles que se dispuseram a acompanhar Nossa Senhora e, nos locais de paragens, fizeram-se altares onde era visível o empenho, a alegria e a fé desta gente simples e à espera de algum momento em que, de forma mais visível, possa manifestar o seu amor à Virgem Mãe.
Na Mimosa, no local de paragem, além dos que se reuniram propositadamente para este encontro, muitos mais foram aqueles que passaram em direcção ao sul ou ao norte e, com respeito, abrandavam o andamento e saudavam a Senhora que, do alto do seu altar, aqui no caso, do alto do tejadilho do carro dos bombeiros, a todos dispensava as suas graças e bênçãos.


Acolhida em Alvalade pelas crianças e adultos
À hora combinada, pela rua principal da histórica vila de Alvalade, passou a Imagem da Senhora das Missões que foi acolhida pelas crianças, catequistas e povo, logo à entrada da povoação. A oração e os cânticos assinalavam a passando, acorrendo muitos às varandas e portas para colher uma foto. Depois, também esses, acorreram e foram engrossando a procissão que entrou na igreja matriz.
Aí, foi celebrada a Eucaristia de envio, recebendo a cruz, sinal do missionário, cerca de duas dezenas de pessoas: equipa missionária, animadores, donos das casas e visitadores. O coro paroquial animou o canto que deu um tom de festa a este tempo de revitalização da Missão em Alvalade.
Ao longo da semana, nos primeiros dias, irão funcionar 5 assembleias. Posteriormente, no dia da celebração temática sobre a Igreja, chamado Dia Vocacional, vão reunir-se em celebração presidida pelo Bispo diocesano, os três sacerdotes, oriundos de Alvalade, bem como os consagrados, leigos e religiosos desta terra. Será uma celebração única.
A imagem da Senhora irá, um dia, ao Centro de Dia e outro, ao Agrupamento de Escolas, passando ainda pelos Bombeiros Voluntários.
Com o tema “Família e Evangelização”, no sábado, dia 22 de Fevereiro, das 10h00 às 16h00, e orientado pelo P. Manuel Nóbrega,  completar-se-á o programa de revitalização da Missão para que todos, com Maria, façam o caminho que leva a Deus e aos irmãos.

P. Agostinho Sousa,

CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário