quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PREPARAÇÃO DA MISSÃO NAS PARÓQUIAS MILICIANAS

Agendada para as paróquias entregues ao serviço pastoral da Comunidade dos Milicianos de Cristo. Uma vez que é uma zona muito grande e dispersa,  abarcando seis paróquias e diversos montes, esta acção missionária vai realizar-se em três datas diferentes: Colos e Relíquias, de 30 de Março a 13 de Abril, S. Martinho das Amoreiras e Santa Luzia, de 18 de Maio a 1 de Junho; Vale de Santiago e Bicos, viverão o tempo de Missão de 16 a 30 de Novembro.
Após o anúncio nas várias igrejas paroquiais, tem havido reuniões de preparação para os animadores e, últimamente, está a ser feitos os contactos porta a porta, de casa em casa.
A Comunidade miliciana, através da folha dominical, tem apresentado vários textos com  formação e informação sobre este momento importante para a vida das paróquias. O pároco, P. Reuber, fez uma mensagem para as famílias a que deu o nome“Convições para avançar para a Missão”.
Sendo um texto, cheio de ensinamentos, desafios e propostas, faz todo o sentido que seja partilhado com todos.

Convicções para avançar para a Missão
1 - A vida é uma missão. Missão não é uma palavra exclusivamente religiosa, é uma exigência antropológica, faz parte da essência da pessoa, pois não somos perfeitos, somos seres caminheiros. Portanto, não se vive sem missão, ela é o fio condutor da vida. A Bíblia sustenta e radicaliza essa exigência profundamente humana.
2 - A missão tem a ver com os grandes problemas e desafios de hoje. Ela acontece dentro da história, não fora. Missão e transformação libertadora são inseparáveis.
3 - Deus é missão. O Deus da Bíblia é, antes de tudo, Deus-mistério, não é criação humana. Ele é sempre mais do que nós podemos imaginar, não cabe nas nossas definições. Ele revela-se gratuitamente à humanidade porque é Amor. E onde há amor, há missão. Sim, Deus é Missão no grau máximo, mas não é uma missão qualquer, é missão que visa a transformação e a libertação, a todos os níveis. A Bíblia é o depoimento escrito da missão de Deus no mundo. É fundamental ter presente isso para uma leitura fiel da Bíblia.


Ser discípulo missionário de Jesus
4 - Jesus de Nazaré é a revelação plena da missão trinitária. É preciso acolhê-lo na fé e com fé, com tanta humildade e gratidão; é preciso cultivar o encontro pessoal permanente com Jesus Cristo, na oração silenciosa e amorosa, no estudo do Evangelho, na vida comunitária, nas celebrações, nas lutas pela vida e pela ética.
5 - O Espírito Santo é força, luz e graça, para actualizar hoje a missão de Jesus, como o mesmo Jesus disse na hora da despedida: “O Espírito Santo descerá sobre vós, e dele recebereis a força para serdes minhas testemunhas até aos confins da terra” (At 1,8).
6 - Ser discípulo missionário de Jesus Cristo é fonte de imensa e verdadeira felicidade, é uma oportunidade fantástica para viver uma vida verdadeira, profundamente humana e divina. O seguimento de Jesus, único Mestre, é caminho seguro para construir comunhão eclesial, valorizando, ao mesmo tempo, as diferenças que enriquecem.

A Igreja é missão
7 - A Igreja é missão. Ela não inventa a missão, é herdeira da missão de Deus, está ao serviço da missão de Deus, esta é a razão da sua existência, o seu ADN. A sua vocação é concretizar a missão de Deus no mundo de hoje, com a força do Espírito Santo. 
8 - A Igreja deve viver num processo permanente de conversão para ser fiel à missão de Deus. Tudo na Igreja deve ser visto e revisto à luz da missão de Deus. Tudo mesmo: instituições, estruturas, sacramentos, liturgia, oração, celebrações, padres, bispos, religiosas, movimentos, comunidades, formação, cursos de teologia, bens económicos, carismas, obras de caridade, seminários, colégios, universidades; tudo enfim.
9 - Na Igreja não pode haver lugar para burocracia, enfeites, status, privilégios, títulos, medalhões e estruturas que impeçam a missão.

Testemunhar e servir
10 - Missão não é para conquistar adeptos, de qualquer maneira; é para dar sentido verdadeiro à vida. É para testemunhar e servir, gratuitamente.
11 - A missão não é uma actividade a mais, por algum tempo, é o coração de tudo, é um processo permanente, até ao fim da nossa vida.
12 - Missão não é, em primeiro lugar, uma questão de técnica pastoral, mas de mística e de espiritualidade. Experiência mística trinitária e missão são algo inseparável. É a constatação geral de que a grande causa de tantos males na pastoral está na falta de espiritualidade. O que se vê é muito rito, muito espiritualismo, mas muito pouca espiritualidade. Daí o activismo, a superficialidade, a concorrência, a confusão, os medos, a falta de rumos e de verdadeira comunhão eclesial.
13 - Missão não é para justificar instituições e situações, é para abrir caminhos novos de mudança, sempre, com fidelidade e criatividade, com ternura e ousadia.
Venha ser um discípulo(a) missionário(a)!

P. Reuber Daltio

e Comunidade dos Milicianos de Cristo

Sem comentários:

Enviar um comentário