domingo, 7 de junho de 2015

MISSÃO NA PARÓQUIA DA BROGUEIRA

17 A 31 DE MAIO DE 2015

A Missão Popular iniciou-se com a celebração da Eucaristia, na Igreja paroquial, cujo padroeiro é São Simão. A paróquia da Brogueira, além no núcleo populacional que envolve a Matriz, tem mais duas povoações, com capela própria. No final da Eucaristia, para simbolizar e materializar o sentido de comunidade e para haver uma manifestação pública de início de Missão, fez-se uma procissão de velas com os estandartes de São Simão, da Brogueira, Nossa Senhora da Saúde, de Cardais e Santa Marta, de Boquilobo. Foi presidida pelo pároco, P. Diamantino e pelo P. João Maria, missionário da Congregação da Missão (padres vicentinos). Além deste sacerdote, a equipa era formada pelos missionários Norberto Dias e Olímpia Dias, casal de Salvaterra de Magos.



Nos primeiros dias, começamos a visitar os doentes nas suas casas e também aqueles que frequentam o Centro de Dia. Quando os missionários chegaram ao terreno da Missão, este mais parecia um deserto. Não se encontrava ninguém nas ruas. Mas, com a graça de Deus e a força do Espírito Santo, passado três dias, todas as pessoas falavam da Missão, todos esperavam a nossa visita.
Houve um milagre: Um povo maravilhoso e acolhedor que mais parecia uma família; pediam intensamente para que fôssemos visitar os idosos que vivem sozinhos numa grande solidão. Esta situação que nos causava uma grande tristeza, também nos trouxe enormes desafios e gratas recordações.

Celebrações temáticas
Dadas as características da aldeia houve necessidade de fazer adaptações. Na primeira semana fizeram-se as celebrações temáticas. Todas as manhãs, um dia em cada aldeia, rezávamos a oração das Laudes; em seguida, continuavam as visitas aos doentes e às pessoas idosas; à noite, às 21h00, as celebrações.
Para uma maior participação e vivência, os membros das três comunidades assumiram a responsabilidade pelas leituras e pela dinamização do canto. Todas as celebrações foram muito participadas.
Na quinta-feira, à tarde, foi celebrada uma Eucaristia para que os doentes e idosos pudessem receber o Sacramento da Unção dos Doentes. Participaram setenta e cinco pessoas.
O Dia da Família foi vivido com muito amor. Os casais presentes nos três centros e todas as famílias receberam a bênção e foi-lhes sugerido que vivessem conforme a família de Nazaré.
Ao longo dos dias, fomos escutando as pessoas que íamos encontrando na rua. Todos davam um testemunho positivo pois acolheram este tempo de evangelização com muita alegria e com grande vontade de continuar.



Houve um dia marcante: o dia da Reconciliação ou do Fogo. Segundo o pároco, há anos que quase ninguém se confessava. No contexto da celebração do Perdão, a maior parte das pessoas foram confessar-se. Foi lindo de ver!

Grupos de partilha: Comunidades
Na segunda semana, diariamente, era celebrada a Eucaristia, com Laudes; às 21h00, nos três centros havia a partilha da Palavra de Deus e das experiências de fé de cada um dos presentes. Houve encontros com os Animadores. Ficamos com a impressão que estavam muito entusiasmados e quiseram marcar um ritmo quinzenal para as reuniões de reflexão.
No dia trinta e um de Maio encerrava a Missão Popular com a Eucaristia, presidida por D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém. Nesta celebração, o prelado ministrou o Sacramento da Confirmação a vinte e um Jovens, dos catorze aos vinte anos.
Em jeito de balanço pudemos constatar que na Brogueira, em Cardais e em Boquilobo, aconteceu o Pentecostes: Todos tinham um coração bondoso para com todos.



No final houve um almoço partilhado. A mesa farta foi composta e enriquecida com tudo aquilo que cada um levou. Fez-se à maneira dos primeiros cristãos.
Assim, desta forma, se encerrou esta quinzena de evangelização: Todos unidos, num só coração e numa só alma. Valeu a pena!...

                                         Os missionários

Casal Norberto Dias e Olímpia Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário