sexta-feira, 12 de junho de 2015

PARÓQUIA DE S. SIMÃO DA BROGUEIRA – MISSÃO POPULAR

“A Família Paroquial da Brogueira foi chamada a professar, celebrar e viver a fé”

(Testemunho II)

Foi no dia 17 de Maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, que iniciou uma Missão Popular Vicentina, na Paróquia de São Simão da Brogueira, Vigararia de Torres Novas.
Brogueira é uma das 17 freguesias do município de Torres Novas, ocupando uma área de 21.10 Km2, o que corresponde a 7,81% do território do concelho.
De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística – a freguesia de Brogueira é habitada por 1.112 pessoas (3.03% dos habitantes no concelho), das quais, 25.63% têm mais de 65 anos e 13.04% são crianças ou adolescentes.
Ainda em termos demográficos, constata-se que das 431 famílias residentes na freguesia de Brogueira, 19.95% são compostas por uma única pessoa, e que o peso dos agregados domésticos com quatro ou mais indivíduos é de 6.03%.



Situada no sul do concelho de Torres Novas, a freguesia de Brogueira, terra de digno património religioso, é o polo de um núcleo de povoações que atinge uma grande extensão: Casal Cepo e Faia, Barreiras, Boquilobo, Casal do Ramos e Cardais.
A Igreja paroquial da Brogueira é dedicada a S. Simão. Templo que se destaca pelo excelente retábulo do altar-mor, de madeira entalhada e pintada, que fornece à Igreja um belo efeito decorativo. É do século XVII. A imagem do orago, uma escultura de pedra, seiscentista, que media quase um metro, foi sacrificada no século XIX à voracidade dos colecionadores. Deve destacar-se, ainda, no interior, o coro com balaustrada de madeira que avança, arredondadamente, ao centro; a pia de água benta trabalhada e o arco baptistério (1891).
À frente da Igreja, no adro, pode ver-se um cruzeiro de 1660. Essa data insculpida no pequeno monumento, encontra-se na peanha, assente sobre tronco de pirâmide, feito por ocasião dos centenários. Nas faces da cruz, eis os instrumentos da Paixão em todo o esplendor.

Continuar a ler - AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário