terça-feira, 30 de junho de 2015

Missão sempre e em todas as frentes

A Igreja é missionária. É esta a sua identidade, é esta a sua matriz; em todas as ocasiões e situações, em todos os lugares e em todos os tempos; pela dignidade e compromisso baptismais, em todos os corações. Para a Missão, não há férias, não há interregnos, pausas ou tempos mortos. Faz-se Missão em casa, na família, com o grupo de vizinhos e amigos, nas comunidades, mas também, ao longe e ao perto. O envio é sempre “um ir em nome de Alguém”, testemunhar Aquele em quem acreditamos, fazer do concreto da vida uma entrega e uma partilha constantes.
Neste dar e receber, neste testemunho de vida e de amor, é preciso criar espaço para a oração, para a reflexão e para a aprendizagem. Por essa razão, no tempo de férias e em outros tempos, há cursos, semanas de estudos, retiros e experiências de vida que ajudam a perceber melhor o que é a Missão e como cada um pode fazer melhor para se deixar penetrar cada vez mais pela força do Espírito Santo, protagonista da Missão. Deste modo, o nosso testemunho será cada vez mais credível e anunciador d’ Aquele que nos envia em missão: Jesus Cristo.



Nos meses de Julho, Agosto e Setembro, a nível nacional ou internacional, há vários encontros de cariz missionário. Uns, são mais específicos, orientados para quem está na linha da frente; outros, porém, estão abertos a todos. Sim, a todos.

1 - Dimensão missionária das Igrejas Locais (Roma, de 6 a 16 de Julho)
Organizado pelas Obras Missionárias Pontifícias, no próximo mês de Julho, em Roma, realiza-se o Encontro Internacional para Directores Nacionais e para Directores dos Secretariados Missionários Diocesanos, de Língua portuguesa. O nosso país estará representado pelo Director Nacional, P. António Lopes e por alguns directores diocesanos.
Para conhecimento de todos e para permanecermos em comunhão com aqueles que vão participar, junta-se o vasto programa reflexão e de aprendizagem:
Segunda, 06 – Acolhimento/Apresentação, Eucaristia. Terça, 07 - Apresentação da Equipa de trabalho (P. Ant. Lopes)A missão Ad gentes – do Vaticano II à Evangelii Gaudium (P. Ant. Fernandes);Cooperação Missionária (P. Vito Del Prete). Quarta, 08 - Eucaristia-Basílica de S. Pedro; A Espiritualidade Missionária (P. G. Roncero)A Pontifícia Obra da Propagação da Fé (P. R. Szmydki). Quinta, 09 - Missão e Diálogo num mundo multicultural e plurirreligioso (P. J. A. da Silva)Cooperação Missionária (P. V. Del Prete)Sexta, 10 - Interpelações actuais da Missão (P. Ant. Leite); A Pontifícia Obra da Infância Missionária (dr. Ssa J. Baptistine). Sábado, 11 - Peregrinação a Assis. Domingo, 12 - Visita às Catacumbas de S. Priscila e Eucaristia nas Catacumbas. Segunda, 13 - Visita à Congregação para a Evangelização dos Povos e as quatro Obras Missionárias; Os territórios da Missão (P. V. Del Prete); A Pontifícia Obra de S. Pedro Apóstolo (P. F. Domingues). Terça, 14 - Fundamentos Bíblicos da Missão (D. Ant. Couto); A Pontifícia Obra de Animação e Formação Missionária (P. V. Del Prete). Quarta, 15 - Dimensão missionária das Igrejas Locais (D. Ant. Couto); A figura do Director Diocesano (P. Ant. Lopes). Quinta, 16 - As Obras Missionárias Pontifícias (P. V. Del Prete); A vocação Missionária (Mgr. P. Rugambwa).Encerramento.

2 - Curso de Missiologia 2015 - 24 a 29 de Agosto
Curso de Missiologia é uma iniciativa dos Institutos Missionários Ad Gentes com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias. Esta formação visa a qualificação do missionário e, consequentemente, da Missão. O curso é bienal. O ano de 2015 corresponde ao 2º ano do ciclo e a inscrição é arbitrária quanto à ordem, 1º ou 2º ano. O diploma obtém-se após a frequência dos 2 anos.
Objetivos: Apresentar as bases bíblico-teológicas da missão ad gentes. Repensar a missão à luz do Vaticano II e dos documentos recentes do Magistério. Percorrer as etapas mais importantes da história da evangelização e da reflexão missiológica. Apresentar exemplos concretos da práxis missionária atual e preparar para os desafios da inculturação e do diálogo do Cristianismo com outras religiões.
Destinatários: Membros dos Institutos Missionários Religiosos/as, Sacerdotes diocesanos, Missionários em férias, Seminaristas e estudantes de teologia, Candidatos ao Laicado Missionário, Voluntários da Missão, Catequistas e Jovens.
Temas, Docentes e Metodologia: A Missão em Portugal e desde Portugal – Contextos e desafios, A Missão no e a partir do Evangelho de S. Marcos, A Missão como diálogo, A Missão como encontro, Espiritualidade Missionária. Conferencistas: D. José Cordeiro, D. António Couto, Frei José Nunes, Comunidade Vida e Paz, Dr.ª Isabel Varanda. Metodologia: Conferências, Trabalhos de grupo, Debates, Plenários, Testemunhos missionários, Oração comum (Eucaristia e Oração da Manhã), Terço Missionário na Capelinha das Aparições.
Duração/Local: 24 a 29 de Agosto - Seminário da Consolata - Missionários da Consolata – Fátima. Valor da inscrição:20€/pessoa - Prazo para as inscrições: 17 de Agosto - O número de vagas é limitado. Alojamento: A cargo dos participantes. Contactos: Missionários da Consolata (Curso de Missiologia) – Rua Francisco Marto, 52 – Apartado 5, 2496 - 908 Fátima - Tel. 249 539 430 - Email: cursomissiologia@gmail.com.



3 - Jornadas Missionárias 2015 – 19 e 20 de Setembro – Fátima
Depois da experiência da vivência da Jornada Missionária com Jornada da Pastoral Juvenil, este ano regressamos ao modelo anterior. O Tema proposto é: “Missão sempre e em todas as frentes”. Destina-se a todos os que têm espírito missionário e se deixam interpelar. As OMP’s apresentam o seguinte Programa:Sábado - 19 de Setembro: 10h-  Abertura (D. Manuel Linda);10h30  - “Missão Ad Gentes e Igrejas Particulares: Profecia e solidariedade” - (P. Fernando Domingues - Dir. Geral da Obra de S. Pedro Apóstolo)11h30 – Intervalo12h00 – Debate13h – Almoço15h -  Workshops: 1.Infância Missionária - (P. John M. Duñez Muñoz)2.Obra de S. Pedro Apóstolo - (P. Fernando Domingues)3.Obra da Propagação da Fé - (P. Vito Del Prete);4.Missão e Voluntariado - (FEC)5.Centros Missionários Diocesanos(Marta Vilas Boas). 16h30 – Intervalo. 17h00 – Plenário. 18h30 – Eucaristia. 20h – Jantar21h30 - Testemunhos e convívio missionário.
Domingo | 20 de Setembro - 09h - Obras Missionárias Pontifícias: Carisma e  Atualidade (P. V. Del Prete - Dir. Geral da União Missionária Pontifícia). 10h30 - Eucaristia no Santuário13h – Almoço15h - Missão nas “periferias” (P. Paul Karam)17h - Envio e conclusões.
As Jornadas Missionárias realizar-se-ão de 19 a 20 de Setembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. A organização é da responsabilidade da Comissão Episcopal das Missões, das Obras Missionárias Pontifícias (OMP’s) e da CIRP.
Mesmo que o primeiro encontro tenha destinatários especificados, o segundo e o terceiro, são mais abrangentes. Mesmo que não haja em vista um envio missionário para este ou aquele local, é sempre bom estar alerta, conhecer as propostas e participar. Fazer, por exemplo, a experiência da Jornada Nacional Missionária, em Fátima, é um desafio que vale a pena experimentar. Muda o olhar, o coração, a vida.
A proposta está feita e o convite foi lançado. Agora, fica a faltar, a adesão, a resposta, a participação. Não se esqueça: “Missão sempre e em todas as frentes”.

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário