segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Missão na Abela




A MISSÃO ESTEVE NAS RUAS DE ABELA

Ao longo de 15 dias (17 a 31 Outubro), a paróquia de Abela, Santiago do Cacém, viveu a Missão Popular. Preparada durante meio ano pelos padres da Congregação da Missão, e agora com a equipa formada pelo Pe Álvaro Cunha, e pelas missionárias leigas, Arlete Vieira, de Lisboa e Marisa Lestre, de Viseu. Vindos de várias zonas formamos nós a equipa que ficou alojada na casa do senhor António Pereira e dona Maria Luísa.

Foi no domingo, 17 de Outubro que iniciamos este trabalho. O sol marcava presença, como que abençoar a missão que estava a chegar.
Fomos enviados em missão pelo pároco, Pe Gonçalo, na Eucaristia de início da Missão Popular. Connosco, também receberam o mesmo mandato os Animadores das Comunidades. Foi um gesto simples mas simbólico de que a “Missão estava na rua”.
Após a Eucaristia do envio, foi a hora de calcorrear as ruas da paróquia anunciar este tempo de graça que era a missão. E tudo começou. A oração da manhã e eucaristia, o encontro e convívio à mesa das famílias, o convite à missão nas escolas, o encontro com as crianças, e a experiência por todos aguardada das Comunidades Familiares.

Na primeira semana, o grande convite foi à reflexão e partilha da fé, nos encontros nas casas das pessoas, onde se juntam os vizinhos, com a ajuda dum animador, leigos da paróquia que foram previamente preparados. E da incerteza, do receio, passamos aos rostos alegres dos animadores, que transmitiam a felicidade de todos os que se reuniram nas 6 comunidades espalhadas pela paróquia. Da primeira semana destaco o número de participantes nas reuniões das comunidades, ao longo das 4 noites. Divididos por 2 zonas, lá passavam os missionários pelas comunidades para animar, incentivar, responder a questões e dar o sentido de comunhão e eclesialidade. Foi uma experiência enriquecedora. Toda esta movimentação convergiu para a grande celebração das Comunidades, na vigília de sábado. Com a Igreja “bem composta”, tudo era sinal da presença do Espírito: dos cartazes aos símbolos, dos testemunhos aos compromissos, dos cânticos à profissão de fé.

E era a segunda semana. A segunda semana teve como pontos altos as Celebrações da Missão, na Igreja paroquial e a visita e celebração com os doentes. Agora toda a comunidade convergia para a Igreja Paroquial, para as celebrações com o anúncio da Mensagem Cristã. Resumindo:
-O projecto de Deus para nós, contido na Bíblia, dinamizando a temática proposta para toda a Diocese.
-Jesus, Luz do mundo, valorizando o Círio pascal, e apelando ao seguimento e testemunho cristão.
-Com a Água aprofundamos o nosso ser Igreja a partir do Baptismo.
-A Família, Igreja doméstica, comunidade de Amor, onde 11 casais fizeram a renovação dos compromissos matrimoniais.
-O momento da Reconciliação, na festa do perdão, celebração presidida pelo nosso bispo.
-Maria, a Senhora das Graças, a grande missionária.

E, mesmo com frio e vento, o encerramento foi uma festa. Nesta Eucaristia, presidida pelo Sr. D. António Vitalino, e concelebrada pelo Sr. D. Manuel, pelo pároco e pelo missionário, um grupo de jovens e adultos receberam o Sacramento da Confirmação. Realço ainda uma prática que tem sido vivida nesta comunidade. No último domingo do mês, são convidados e recordados todos os casais que fazem anos de casados ao longo do mês. No final não faltou o convívio à volta da mesa.

Para esta missão todos foram convidados. Cada um respondeu à sua maneira, e foram muitos que se disponibilizaram para esta vivência. Foi um tempo de evangelização, de despertar para o compromisso e para o aprofundamento da fé.

Ficou lançado o “fermento” para a construção duma “Comunidade Nova”!
Os missionários partiram, agora a missão continua (começa!) …



1 comentário:

  1. Estou feliz por ter participado na missão. Acho importante a existência das missões populares para avivar a nossa fé. Espero poder participar no "fermento" que pode dar muito alimento aos cristãos abelenses. Obrigado aos missionários que nos deixaram o seu testemunho vivo de como caminhar no sentido do verdadeiro cristianismo. Até breve
    Guida Silva

    ResponderEliminar