quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Testemunho da Abela



De 17 a 31 de Outubro de 2010 decorreu em Abela, uma das onze Freguesias de Santiago do Cacém – Distrito de Setúbal. Pertence à Diocese de Beja.

A equipa Missionária Vicentina era composta pelo recém-eleito Provincial da Congregação da Missão Padre Álvaro Cunha, pelas leigas Marisa Rodrigues, de Viseu e Arlete Vieira, de Lisboa.

Trata-se de uma freguesia com aproximadamente 1.100 habitantes.

A Pré-Missão ajudou na constituição e preparação das 4 Comunidades em Abela e 2 no Arealão. O receio sentido inicialmente pelos animadores foi-se dissipando, à medida que iam progredindo no aprofundamento da fé. Todos se empenharam com entusiasmo e participaram activamente. De salientar que, no Arealão, houve uma comunidade só de crianças. Era tal o entusiasmo que, uma hora antes do início da reunião, já estavam a bater à porta; sempre participativos e animados, esqueciam as horas de deitar.

No Centro de Dia também se reuniu a Comunidade Sénior, sempre pronta a responder e/ou a colocar as suas dúvidas.

No primeiro Sábado reuniram-se os jovens e as crianças da catequese. Para além de outras actividades com os ‘mais crescidos’ houve o jogo: ‘Quem quer ser Cristão’, para os mais pequenitos. Todos ganharam, pois souberam responder às perguntas colocadas.

Durante o dia fomos visitando escolas, doentes e idosos. Sem a indicação e disponibilidade de visitadores para nos conduzirem até à casa dos idosos não teria sido possível visitá-los pois não nos teriam aberto as portas.

Durante as duas semanas, pela manhã, rezaram-se as Laudes.

Na segunda semana, houve Celebrações temáticas: ‘Deus fala connosco’, valorizando o símbolo “A Bíblia” e, também, a proposta Diocesana para este ano pastoral: ‘Convocados pela Palavra, Escutamos e Acolhemos’.

Outros temas foram trabalhados, tais como: ‘Creio em Jesus Cristo, Luz do Mundo’; ‘Creio na Igreja’, valorizando, neste dia, a Água – símbolo baptismal. Celebrámos também a ‘Família’. Neste dia, a igreja quase encheu. Foi valorizada a ‘Sagrada Família’. Os onze casais presentes nesta celebração renovaram o seu compromisso matrimonial. Também na celebração: ‘Creio na Remissão dos pecados: Reconciliação’, houve muitas presenças. Por último, celebrámos o dia de ‘Maria, Estrela da Evangelização’. Rezamos o Terço com a participação das crianças, dos animadores, dos visitadores, dos donos das casas, dos catequistas e, no final, foram entregues medalhas de Nossa Senhora das Graças.

Por fim, no Domingo, dia 31, receberam o Sacramento da Confirmação 6 senhoras do Arealão e um jovem de Santiago do Cacém. Também foram mencionados todos os casais que festejaram o seu aniversário matrimonial durante o mês de Outubro.

D. António Vitalino presidiu à celebração. O Senhor Bispo, na sua homilia, apelou ao respeito, não ao medo; ao perdão, ao arrependimento.

Felicitou o Padre Álvaro Cunha, novo Provincial dos Padres Vicentinos e agradeceu o trabalho dos Párocos de Santiago do Cacém: Pe. Gonçalo Fernandes e Pedro Guimarães.

Os missionários regressaram depois de um almoço/convívio partilhado, que decorreu em franca alegria no Clube de Abela. Não faltaram as lágrimas na despedida. Ficou a promessa de uma visita.

Agora aguardamos que os missionados se tornem verdadeiros missionários. Todos os animadores das comunidades, nos seus testemunhos, manifestaram o desejo de continuar com as catequeses.

Venho sensibilizada pelo empenho, pela entrega, pelo exemplo de vivência das famílias: em franca harmonia de partilha e de amor. Desde os mais pequeninos aos mais idosos.

Saúdo todos com muito carinho, agradecendo ao Senhor ter feito parte desta equipa missionária na Abela.

Cumprimento respeitosamente o Senhor D. António Vitalino e felicito-o por utilizar uma ‘tecnologia de ponta’.

Arlete Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário