quarta-feira, 12 de setembro de 2012

COMISSÃO DAS MISSÕES



A Comissão das Missões Populares da Província Portuguesa da Congregação da Missão reuniu-se no dia onze de Setembro, na ‘Domus Flavia’, em Chaves. Estiveram presentes os Padres Agostinho, Álvaro, Carlos Moura, Pereira e Bruno
A reunião serviu para apreciar o calendário das actividades relacionadas com as missões populares. O Pe Agostinho apresentou o mapa das missões não só para este ano pastoral mas também para os seguintes. Falou-se das Missões que irão acontecer proximamente, entre as quais, a missão de Penamaior com início a trinta de Setembro orientada pelo Pe Pereira e a missão em Santo André, em Novembro. Abordaram-se ainda outras actividades missionárias: a nossa participação na Jornada Missionária Nacional, no workshop “Missão e Igreja local”, a experiência missionária do Pe Agostinho na Diocese de Beja, os encontros de formação para animadores da comunidade, as actividades missionárias, em tempo de férias, os vários encontros de pós-missão e a própria assembleia provincial, no que diz respeito às opções prioritárias da Província, nos próximos anos.
Partilharam-se algumas ideias sobre os temas a usar nos trabalhos da missão, pois há grupos da pós-missão que já não têm materiais para as suas reuniões. Decidiu-se continuar a usar os esquemas preparados pelo Pe Gouveia, a começar pelo grupo “A caminhada continua”. Foi sugerido que fossem colocados, em anexo, na agenda missionária, mais elementos que se considerem importantes para as celebrações da missão. Também se falou da aquisição de cruzes para os missionários e animadores (missa do envio) e de medalhas milagrosas.
Foram tratados outros assuntos, entre os quais a presença dos Colaboradores da Missão e a sua disponibilidade para integrar as equipas. Nas Missões na diocese de Beja, tanto quanto possível, as equipas missionárias serão constituídas por leigos e religiosas/religiosas daquela diocese.
Terminamos a reunião abordando o assunto relacionado com o blog das Missões e sobre a pertinência de se encontrar alguém que possa colaborar neste serviço. Esta ideia foi bem acolhida e o P. Agostinho irá tentar encontrar alguém que goste deste trabalho e que possa aceitar esta missão.
Alguns destes aspectos irão ser partilhados com os CMV, presentes em Fátima, no final da Jornada Missionária Nacional, na reunião que foi convocada para esse fim.

P. Bruno Cunha
Chaves, 12 de Setembro 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário