terça-feira, 25 de setembro de 2012

Longomel prepara-se para uma acção missionária






A paróquia de Longomel, do Arciprestado e concelho de Ponte de Sor, Diocese de Portalegre-Castelo Branco, com 46,19 km² de área e 1 228 habitantes (2011), residentes no Rosmaninhal, Longomel, Escusa, Tom e Vale do Arco, recebeu o anúncio da Missão popular, a qual vai ter lugar de 26 de Maio a 9 de Junho do próximo ano.

Esta acção missionária, será um acontecimento forte para as gentes de Longomel, neste Ano da Fé, de Sínodo Diocesano e da celebração do 50º aniversário da sagração da Igreja paroquial.

O anúncio foi feito pelo responsável pelas Missões Populares Vicentinas, P. Agostinho Sousa, nas eucaristias dominicais de Longomel e de Vale do Arco. Para além deste momento, com convite a uma oração mais intensa e a uma preparação profunda a nível pessoal e comunitário, aconteceu a primeira reunião, em Vale do Arco, com a presença de 40 pessoas, representando os diversos centros populacionais desta paróquia. Estiveram presentes o pároco, P. Alberto e o P. Agostinho que procurou explicar o que é a Missão Popular e o caminho a ser feito neste tempo de intensa e cuidada preparação.



Principais objectivos da Missão

Evangelizar a comunidade paroquial é o primeiro e fundamental objectivo. A Missão é uma acção de evangelização com começo mas sem termo limitado. Tornar a comunidade evangelizadora e missionária é um outro objectivo. A Comunidade, na medida em que é evangelizada, vai-se tornando evangelizadora e missionária. Os Missionários que vêm de fora apenas orientam, animam, e coordenam a Missão. Após o Tempo Forte da Missão, os Missionários saem mas a evangelização continua entregue à Comunidade que se tornou evangelizadora e missionária de si mesma. Promover, empenhar e responsabilizar os leigos na Comunidade na linha do Concílio Vaticano II, investindo nos ministérios e serviços, são outros tantos objectivos da Missão para levar os crentes a dar respostas concretas: A criação de um serviço de caridade a favor dos necessitados da Paróquia, o investimento na catequese de adultos, na preparação e na celebração dos sacramentos.



Entre o Anúncio da Missão e o Tempo Forte o que acontece?

Torna-se necessário divulgar a notícia e criar os meios de comunicação. É preciso interessar-se por que os Visitadores façam, a tempo e com o devido préstimo, as acções que estão programadas para eles: pedir as casas para as reuniões, dialogar com os seus donos, consciencializando-os para esse gesto. Outras acções, com maior ou menor envolvimento podem tornar-se veículo próprio para lanças este desafio, de modo que a Missão chegue a todos e seja um desafio para todos.

A acção fundamental dos Animadores neste tempo de preparação da Missão é participar nas reuniões de preparação orientadas pelo Missionário (seis ao todo). Na última reunião de formação para os Animadores o missionário faz, com a Equipa Responsável, uma avaliação sobre a preparação da Missão, sobre o número de Assembleias, de casas para todas as Assembleias, de Animadores para todas as Assembleias, as acções de preparação foram todas feitas, sobre a carta de convite aos vizinhos e distribuída pelos donos das Casas, o resultado da informação sócio-religiosa, do número dos doentes e anciãos a visitar. É uma acção muito importante e criadora de alicerces para que a Missão toque o coração das pessoas e as faça chegar a Jesus Cristo, o Redentor. É este o desafio da Missão; é este o desafio para as gentes de Longomel.



In “Jornal Ecos do Sor”,

nº 1448, 25SET2012

Sem comentários:

Enviar um comentário