sábado, 22 de setembro de 2012

FAMÍLIA VICENTINA EM FESTA





No passado dia 22 de Setembro realizou-se em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI o VIII Encontro da Família Vicentina.

O Grupo dos representantes dos 7 Ramos da Família Vicentina, propôs para tema do Encontro: ‘Família e Evangelização’ e entendeu distribuir a reflexão pelas 4 zonas do País, onde estão radicados mais membros que têm Vicente de Paulo por fundador ou inspirador das suas obras: Lisboa, Salvaterra de Magos, Mem Soares-Castelo de Vide e Felgueiras. Entre as várias apresentações desta temática houve canções interpretadas pelos jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Todos os Grupos nos deliciaram com belas encenações, apresentações em powerpoint e/ou canções. Todos, sem excepção, souberam tratar o tema proposto e dar uma ‘catequese’ sobre a importância da família na Evangelização. É na família que se dão os primeiros passos, que se recebem os exemplos e os valores cristãos. Os jovens tiveram um papel preponderante na reflexão e abordagem do tema.

No final das apresentações ouvimos as palavras conclusivas de D. Augusto César. Agradeceu aos jovens pelo seu empenho e dinamismo e felicitou-os por terem sabido tratar o tema e de terem dado exemplos vivos de Evangelização.

Concluída a parte da manhã seguiu-se o almoço. Na parte da tarde tivemos oportunidade de ver e ouvir os jovens de um modo mais descontraído, mais jovial que caracteriza qualquer jovem. A Juventude Mariana Vicentina teve um papel assinável em toda esta temática.

Foi muito agradável este dia que passámos em Família; foi um reencontro, pois no ano passado não nos foi possível reunir porque o Centro Pastoral Paulo VI esteve em obras.

Para mim foi também agradável ter feito parte na apresentação da parte da manhã e ter estado na assembleia durante a tarde. Asseguro que é bem diferente estar do lado de cá do palco. Mas valeu a experiência!

No próximo ano, no mês de Setembro, lá estaremos de novo, se Deus quiser.

Arlete Vieira, CMV

Sem comentários:

Enviar um comentário