quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Animadores em reflexão


Animadores em reflexão

Na tarde de 15 de Dezembro, sábado, duas dezenas de Animadores da Tramaga, Vale de Açor, de Ponte de Sor, de Longomel e de Vale do Arco, participaram no 1º Encontro de Formação para Animadores da Comunidade. Tramaga e Vale de Açor tiveram Missão Popular em 2009. Longomel e Vale do Arco, estão em pré-Missão e preparam-se para o tempo forte da Missão que vai acontecer em Maio-Junho do próximo ano.



O tema, exposto pelo P. Agostinho, versou sobre a Fé e Missão, à luz da Carta “Porta da Fé” de Bento XVI, tendo ainda presente o Sínodo Diocesano, cuja caminhada entrou no segundo ano, em que a temática proposta para os grupos sinodais é “Fé e Evangelização e Vocações na Igreja”.



O tempo chuvoso e as actividades alusivas ao tempo natalício não proporcionaram a participação de um maior número de pessoas quer da zona de Ponte de Sor e de Longomel, quer de Nisa e do Gavião.



Os presentes, além da atenção dispensada na abordagem do tema, manifestaram o seu desejo para que esta iniciativa se repita e haja outros encontros do género. Na partilha, ao longo da exposição, foram realçadas várias ideias, a partir dos textos de João 4 (Samaritana - Ir à Fonte) e de Lucas 24 (Discípulos de Emaús), onde se destacou a caminhada feita até Cristo e a adesão total por parte da mulher e dos discípulos. Depois da adesão, deram testemunho. Foi dado um grande destaque à vivência da fé através da caridade, apoiando-se nas palavras de Bento XVI: «o Ano da Fé será uma ocasião propícia para intensificar o testemunho da caridade» (nº 14), porque «fé e caridade reclamam-se mutuamente» (idem). Perante a constatação de que sempre e hoje a caridade é o rosto mais visível e apaixonante da Igreja. Chegou-se à conclusão que a prática humilde, discreta mas forte do amor fraterno, se tornou num verdadeiro caminho de evangelização.



Foi um bom encontro. Terminou com um pequeno lanche preparado pelo grupo de Vale do Arco que acolheu o encontro. Um novo tempo de reflexão ficou agendado para Junho, aquando da Missão Popular em Longomel.



P. Agostinho Sousa,

Responsável pela Missão Popular Vicentina




Sem comentários:

Enviar um comentário