quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Foros de Salvaterra - 2º Encontro de Formação para Animadores



Foros de Salvaterra - 
2º Encontro de Formação para Animadores


Na tarde do 1º Domingo do Advento, dia 2 de Dezembro, na Igreja dos Foros de Salvaterra (Diocese de Santarém), decorreu o 2º Encontro de Formação para Animadores da Comunidade. Estiveram presentes animadores de Foros das Salvaterra e Várzea Fresca, da Glória do Ribatejo e ainda duas Colaboradoras da Missão, vindas da paróquia de S. Tomás de Aquino-Lisboa.

O tema “Paróquia e Missão”, foi apresentado pelo P. Nélio Pita, CM, que veio de Lisboa. Com linguagem simples e interpelativa, conduziu a reflexão, ajudou os presentes a tomar consciência da realidade que vivemos e dos desafios que nos são colocados para uma vivência da fé cristã.

A partir das conclusões e resultados do estudo da UCP realizado no nosso país sobre a vivência cristã da religião católica e descendo à realidade da diocese de Santarém, o conferencista levou o grupo a ver a situação presente e a necessidade de um acção empenhada de todos, a começar pelos leigos. Com exemplos da sua vida de pároco e descendo a casos concretos, o padre Nélio apontou caminhos e linhas de acção. Desde a definição primeira de paróquia (uma realidade bem diferente da actual = ‘a casa de quem é peregrino’) até à vocação e identidade evangelizadora da Igreja, passando pelos modelos de Igreja (Igreja piramidal - hierarquia, antes da concílio Vaticano II; e Igreja - Povo de Deus e de comunhão, depois do concílio), chegou-se à paróquia missionária e a uma visão da pastoral da missão.

Como desafios foram apontados a vivência da corresponsabilidade, da comunhão na comunidade, a qual deve ser inclusiva e participativa. Esta forma de ser Igreja tem de ser apoiada por uma paciência e um olhar novo a respeito dos outros, assumindo as atitudes de Jesus: “fazer como Ele fez” e ensinou.

Não sendo um grupo grande, foi um grupo interessado. No início e no final do encontro fez-se um tempo de oração. Para continuar a formação - um dos rumos sugeridos pelo P. Nélio - haverá novos encontros em 2 de Fevereiro, no Granho e em 2 de Março, na Glória do Ribatejo, os quais são uma oferta para todos. Ambos os encontros serão orientados pelo P. Manuel Nóbrega.

P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário