quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pré-Missão em Longomel




A paróquia de Longomel, do Arciprestado e concelho de Ponte de Sor, com 46,19 km² de área e 1 228 habitantes (2011), residentes no Rosmaninhal, Longomel, Escusa, Tom e Vale do Arco, recebeu o anúncio da Missão popular, a qual vai ter lugar de 26 de Maio a 9 de Junho do próximo ano. Esta acção missionária, será um acontecimento forte para as gentes de Longomel, neste Ano da Fé, de Sínodo Diocesano e da celebração do 50º aniversário da sagração da Igreja paroquial.

O anúncio foi feito a 23 de Setembro pelo responsável pelas Missões Populares Vicentinas, P. Agostinho Sousa, nas eucaristias dominicais de Longomel e de Vale do Arco. Para além deste momento, com convite a uma oração mais intensa e a uma preparação profunda a nível pessoal e comunitário, aconteceu a primeira reunião, em Vale do Arco, com a presença de 40 pessoas, representando os diversos centros populacionais desta paróquia. Estiveram presentes o pároco, P. Alberto e o P. Agostinho que procurou explicar o que é a Missão Popular e o caminho a ser feito neste tempo de intensa e cuidada preparação.

Na 2ª reunião, a 2 de Novembro, além da reflexão do tema “Os ministérios no Novo Testamento” e dos aspectos práticos para a Missão, foi lançado um desafio por alguns dos presentes para que se fizesse da data celebrativa dos 50 anos da Igreja um tempo forte de pré-missão, alargada aos vários lugares e montes, ao longo de uma semana. A ideia foi acolhida e aplaudida e passou-se à concretização.


50º Aniversário da Igreja



Do programa elaborado para a celebração das Bodas de Ouro da Igreja Paroquial constava a passagem da Imagem de Nossa Senhora da Oliveira, padroeira de Longomel, pelos lugares do Rosmaninhal, Sete Sobreiras, Escusa, Tom, Vale do Arco, Casas Brancas e Longomel. 

Esta peregrinação começou a 10 de Dezembro e terminou a 16 do mesmo mês. As populações reuniam-se para acolher a Imagem em associações, centros de dia, clubes ou espaços familiares. Acorriam muitas dezenas de pessoas que alindaram as ruas e todos os espaços com flores e outros arranjos. A chegada da imagem era motivo de festa e muitos iam buscá-la, acompanhando o trajecto em cortejo automóvel. Fazia-se um tempo de oração com reflexão e, no final, a comunidade acolhedora, oferecia sempre um chá quente a todos. Naquelas noites geladas, aquele mimo, sabia bem: além de aquecer, proporcionava momentos de convívio.

Ao longo do dia, havia recitação do terço e, mais tarde, a celebração da Eucaristia. Foram muitos (bastantes dezenas) os que se abeiraram do sacramento da reconciliação e alguns deles, do sacramento da unção dos doentes. Outros foram visitados nos seus domicílios. Pelo caminho e nos encontros de rua falava-se da missão que irá acontecer em Maio-Junho. A presença da Imagem da padroeira tinha como primeiro objectivo o encontro com as pessoas dos diversos lugares e, “in loco”, falar das comunidades da missão e no “abrir das portas” para essa acção de evangelização. Ninguém ficou indiferente ou a ignorar o que se passava agora e irá acontecer mais tarde.

No domingo, 16 de Dezembro, a presença do Bispo Diocesano, que presidiu à Eucaristia, foi um momento alto desta pré-missão movimentada e das celebrações dos 50 anos da Igreja de Longomel. A população acorreu, o tempo ajudou e fez-se festa. Uma celebração simples, digna, alegre e desafiante. Nas paredes ficou a lápide que irá perpetuar a data, mas no coração das pessoas ficou a marca de momentos belos e de novos desafios e compromissos: o tempo forte da Missão Popular.

P. Agostinho Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário