segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Missão acontece em Vale de Água




Vale de Água é uma freguesia, integrada no Litoral Alentejano e foi criada a 12 de Julho de 1997, resultado da divisão da freguesia de S. Domingos. Tem características essencialmente rurais e situa-se entre as freguesias de S. Domingos e Cercal do Alentejo. Também é a paróquia mais nova da diocese de Beja e o padroeiro é Santo António.
Das onze freguesias do concelho de, Vale de Água é a mais recente. Fazem parte desta freguesia as localidades de Vale de Água, Vale das Éguas e Foros do Corujo, ocupando esta uma área de 83,034 kme com uma população de 627 habitantes (Census de 2013).
Algum do património cultural desta freguesia é formado pela igreja paroquial e as fontes de Saragoça e dos Nascedios. Ao nível do património natural existe a albufeira da barragem de Campilhas.
As principais actividades económicas são a produção de vinho da Herdade do Cebolal, sendo este muito conceituado pelos degustadores deste produto, bem como a agricultura e a pecuária, havendo pequenos focos de comércio. No que se refere a tradições, estas não são muitas, pois apenas existem as festas de Vale de Água e a de Vale das Éguas.

Vida religiosa e Missão
Sendo uma aldeia pequena, com tendências para crescer, Vale de Água tem sido palco, nos últimos anos, das Férias Missionárias de jovens da Associação Equipa d’África se dirige para Vale de Água para aí ficar quinze dias. Em Agosto passado os 5 jovens, vindos de Lisboa, testemunhavam: «O principal objectivo desta missão foi estar, ser acolhido e poder viver em comunidade, ajudando e servindo no que fosse preciso. Foi com muito carinho e amizade que toda a comunidade de Vale de Água nos acolheu e ajudou a nossa integração, disponibilizando-se para tudo o que precisássemos. Assim sendo, o nosso trabalho consistiu nas idas aos domicílios, animação no Centro de Dia, apoio e animação com as crianças de Vale de Água e integração na comunidade».
Também em 1999, mais propriamente de 20 de Novembro a 5 de Dezembro a população viveu um tempo forte de evangelização, preparando-se para o Grande Jubileu do Ano 2000, e para a elevação a paróquia, mediante a realização de uma Missão Popular. Já em tempos mais longínquos houve outra missão popular que decorreu de 26 de Junho a 10 de Julho de 1983, quando a actual igreja tinha as paredes e pouco mais.
Todos os domingos, pelas 15h00, um pequeno grupo reúne-se para celebrar a Eucaristia. A vida religiosa não tem muito movimento. Em 2012, houve 6 Baptismos, 7 Primeiras Comunhões, 9 óbitos e nenhum casamento. Frequentaram a catequese paroquial, 18 crianças. É neste ambiente e nestas circunstâncias que vai acontecer a Missão Popular de 5 a 18 de Maio.

Pelos inúmeros afazeres como Visitador o P. Álvaro, destacado para este tempo forte da Missão, não poderá estar presente em Vale de Água. Deste modo, formam a Equipa Missionária os Padres Francisco Sales (do Brasil e pároco em Alvalade e Ermidas-Sado), o P. Agostinho, a Irmã Vitória (Filha da Caridade), Arlete (Colaboradora da Missão) e o José Neves (leigo de Santiago do Cacém). Estão previstas três comunidades e no sábado, dia 18, haverá um Encontro de Formação para Animadores, sobre a Nova Evangelização. Acontecerá ainda a celebração da confirmação de um grupo de jovens e adultos que, ao longo de bastante tempo, fizeram a sua caminhada. Que o Espírito Santo os ilumine, bem como a toda a comunidade e Equipa Missionária de Vale de Água!

P.  Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário