sábado, 11 de maio de 2013

Padroeira deixa a Casa da Comunidade para visitar as casas das comunidades



Na Tramaga, localidade e paróquia de Ponte de Sor, em 2010 viveu-se o tempo forte da Missão Popular. Ano após ano tem-se feito a renovação deste momento intenso de evangelização. Nessa altura, nasceram 8 Comunidades/Assembleias e a comunidade envolveu-se intensamente na vivência desse acontecimento. Quatro dessas Comunidades, continuam a reunir-se mensalmente, estudando os temas do Sínodo diocesano de Portalegre-Castelo Branco.
Este ano, de 5 a 9 de Maio, o programa da revitalização teve como ponto forte a visita feita pela Padroeira às casas onde se reúnem essas Comunidades. Depois de um tempo de oração, a Imagem saiu da Igreja, na tarde de domingo, e ficou no monte do Cansado, permanecendo nesse lugar durante o dia seguinte. Aí, as pessoas reuniram-se, rezaram, confessaram-se e partilharam a história das suas vidas. Depois, foi a vez da localidade de Água de todo o Ano, com um programa idêntico e vivências muito profundas. Aliado a este programa, fizeram-se visitas domiciliárias aos doentes e idosos, bem como ao Centro de Dia. Na quarta-feira, uma nova comunidade, foi visitada pela Mãe. Como o espaço era grande e tinha condições, além do programa normal, celebrou-se a Eucaristia, com a participação de uma grande assembleia.
No último dia, vinte e cinco pessoas que se tinham preparado nos dias anteriores, receberam o Sacramento da Unção dos Doentes. Além da reunião e da Procissão, na comunidade do Bairro Novo, foi rezado um Terço Vivo. Neste, homens e mulheres, miúdos e graúdos, conforme a sua vez, assumiam a “condição de Avé Maria ou de Pai Nosso” e rezavam-nos com alma e devoção. Foi um momento muito vivo e vivido.
Agora, com a visita da Padroeira aos lugares das reuniões, as comunidades, com ânimo novo, continuarão a sua caminhada de reflexão e de oração. O próximo encontro, em Junho, será para reflectir o tema: “Princípios da Doutrina Social da Igreja”, do caderno-guião do 2º Ano do Sínodo diocesano.

P. Agostinho Sousa, CM

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