quarta-feira, 1 de maio de 2013

Tempo pascal, tempo de Missão em S. João de Negrilhos




Um antes – a Pré-Missão
Após o pedido do P. Paulo do Carmo, pároco, e da calendarização, no programa diocesano, da Missão em S. João de Negrilhos-Aljustrel, a 7 de Outubro foi feito anúncio da mesma, na festa de Santa Margarida. Antes deste acontecimento, já o pároco, através do Boletim paroquial, havia feito chegar a todas as casas a mensagem deste momento forte na vida da paróquia.
Nos últimos seis meses, e constituída a equipa de apoio, foram feitas seis reuniões preparatórias, com a presença de um número considerável de animadores e de donos das casas, bem como de visitadores e mensageiros. A equipa de apoio assumiu a preparação da missão, criando as condições indispensáveis para o bom funcionamento da mesma: residência para a equipa missionária, refeições, 9 locais para assembleias, divulgação do tempo da Missão, através dos contactos pessoais e de documentação (cartazes e boletim paroquial).
A equipa missionária foi constituída pelo P. Agostinho, pelo casal Norberto e Olímpia Dias e pela Irmã Celina que substituiu a Irmã Beatriz que, em virtude de uma queda, fracturou um braço. O início da Missão deu-se a 13 de Abril, com a chegada da imagem da Senhora das Missões, vinda do Seminário de Beja e acompanhada por mais de uma vintena de veículos.


Um durante – A Missão
A 14 de Abril deu-se o envio dos missionários. Presidiu o pároco, P. Paulo e, de seguida houve uma reunião com os animadores. Nos primeiros dias, os missionários, percorreram as ruas, contactando com as pessoas e descobrindo os locais das comunidades. De manhã, às 9h30, celebraram-se as Laudes e a Eucaristia e na segunda-feira houve um tempo de adoração do Santíssimo, tendo como intenção a Missão e as Vocações. Durante 4 dias, as 9 comunidades estudaram e partilharam os temas do Guião da Missão, fazendo uma caminhada de partilha, oração e de reflexão. Os nomes dados às 8 comunidades traduziram a caminhada feita e que se pode sintetizar na seguinte frase: “Lançada a SementeUnidos pela  e animados pela Esperança, somos chamados a aprender o Caminho dasBem-aventuranças para sermos Fermento e Luz na nossa terra”. Foram descobrindo a alegria de ser comunidade e trouxeram essa alegria para a celebração da Comunidade das comunidades, bem como bens alimentares que foram partilhados com pessoas mais necessitadas.
As crianças, na escola e nos tempos de catequese e os velhinhos e doentes, em suas casas ou no lar, mereceram um contacto pessoal e um momento de encontro. Nas visitas a domicílio contamos com a colaboração dos visitadores de doentes dos três centros habitacionais. No último sábado, o senhor Bispo, visitou alguns desses doentes. Ao todo, no seu domicílio, foram visitadas mais de 40 pessoas que, pela idade ou pela doença não poderiam, de outro modo, participar na Missão.
Liturgicamente, a Missão esteve bem orientada e animada. Além do dinamismo do pároco, o grupo litúrgico, a Irmã Ribeiro, o organista e grupo coral, procuraram fazer das celebrações um momento solene e de louvor ao Senhor. Um dos pontos altos, nesta área, foi a apresentação de um grupo de novos acólitos, no dia do Bom Pastor.
A segunda semana, com temas e sinais interpelativos foi celebrada nos 3 locais de culto (Capela da Senhora dos Pobres-Aldeia Nova, Igreja de Jungeiros e Igreja Paroquial). A imagem do Padroeiro e da Senhora das Missões acompanharam estes momentos celebrativos. Embora a participação não fosse muito numerosa houve interesse, colaboração e adesão interior. Foram belas celebrações e delas escutamos lindos testemunhos. O último sábado, foi preenchido com um Encontro de Formação para Animadores e o domingo, com a Eucaristia de Encerramento, presidida por D. António Vitalino. À chegada, o Grupo Coral de S. João de Negrilhos acolheu o pastor diocesano com algumas canções do reportório alentejano. No final da Eucaristia, no salão paroquial, aconteceu o convívio que contou com a presença de muitas pessoas e onde, para além da partilha das iguarias, houve a presença do canto e do teatro. A dramatização da parábola dos talentos apresentada pelas crianças da catequese tornou-se um momento delicioso e sugestivo para o tempo que se segue.


Um depois – a Pós-Missão
O tempo dos quinze dias da Missão terminou. Foi um tempo forte. Assim como aconteceu uma pré-missão, também fica o desafio da pós-missão, a vários níveis: oração e reuniões de formação, nas comunidades. No final da Eucaristia de encerramento os animadores foram convocados pelo Senhor Bispo para continuar esta Missão. A todos os animadores, D. António Vitalino, entregou o Guião “A caminhada continua”, um caderno com 4 temas de reflexão, que se juntam aos temas do Sínodo diocesano. Além deste desafio, ficaram outros, bem concretos: o compromisso com a vivência dos Sacramentos, a começar pela Eucaristia e o encontro com os irmãos, de modo particular, os doentes e os velhinhos. A recitação do terço, por cada comunidade e a participação comprometida nas tarefas das várias áreas da vida da comunidade, são pontos concretos para a continuação do espírito da Missão.
Encontramos uma paróquia organizada, com os seus diversos grupos e conselhos paroquiais. Todavia, o Bom Pastor espera ainda mais de todos e de cada um, num compromisso permanente e dedicado. Agradecendo o testemunho de amizade, de presença, de dinamismo e de partilha do P. Paulo, das Irmãs Doroteias, do casal Gamito onde estivemos alojados, das pessoas que nos ofereceram as refeições e todos aqueles que rezaram por nós e connosco, pedimos ao Senhor da Messe que abençoe este trabalho e que todos nos sintamos enviados para darmos à Igreja de Jesus Cristo, presente na nossa Diocese e na paróquia de S. João de Negrilhos, um rosto cada vez mais missionário!
Equipa Missionária
28 de Abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário