terça-feira, 28 de maio de 2013

LONGOMEL: EXPERIÊNCIA DAS COMUNIDADES




A diocese de Portalegre-Castelo Branco, na última década do século passado e no primeiro lustro deste século apostou forte nas Missões Populares. Grande parte dos concelhos de Abrantes, Mação, Sardoal, Alcains e Nisa experimentaram este tempo forte da Missão e, mais tarde, Ponte de Sor, mais concretamente Tramaga e Vale de Açor viveram a Missão, no ano de 2010.


Desta vez, foi a paróquia de Nossa Senhora da Oliveira de Longomel que se abriu à Missão Popular. Depois de um pedido do pároco e depois do anúncio, fez-se um caminho de preparação e, no domingo de Pentecostes, os missionários vindos de fora , os animadores e os donos das casas foram enviados para o terreno e, na primeira semana, em nove casas ou espaços de reunião, aconteceram as comunidades ou assembleias. Estas, ao longo de três encontros envolveram cerca de centena e meia de pessoas que reflectiram temas importantes, iluminados pela Palavra de Deus e ao jeito das primeiras comunidades de Jerusalém.

Os grupos cresceram de dia para dia, a alegria e o entusiasmo eram visíveis e o resultado não se fez esperar. Na última sexta-feira, na presença de D. Antonino Dias, que presidiu à celebração, essa alegria estava estampada no rosto de todos os que participaram. A igreja encheu-se e os animadores deram testemunho das vivências de cada uma das comunidades. O cartaz, o símbolo e a vela acesa, por si, já diziam muito do que se tinha passado mas foram os vários animadores que deram testemunho da caminhada feita. A mensagem simples e breve de cada um deles mereceu uma salva de palmas ou um cântico como forma de apreço e de apoio. Um resumo do que foi dito e escutado pode ser ilustrado por uma simples frase feita a partir do nome das comunidades: “Acolhendo a Semente da Palavra aquecida pelo Sol da Caridade e navegando na Barcada , somos Pedras Vivas, construtores de Paz e abertos à Partilha”.


Na homilia, o Bispo diocesano, em linguagem simples e incisiva, falou dos quatro pilares da igreja das primeiras comunidades: ensino dos apóstolos, fracção do pão, oração e partilha de bens. Após a profissão de fé, feita de forma solene, seguiu-se o ofertório com a entrega de géneros alimentares, partilhados pelos vários grupos constituídos e que se destinou a famílias pobres. Foi um momento importante e uma resposta concreta das comunidades. No final, em jeito de compromisso e envio, D. Antonino entregou aos Animadores das comunidades exemplares das catequeses do Sínodo Diocesano e dos temas da pós-Missão “A caminhada continua”.

Segue-se a segunda semana, iniciada com uma grande participação na Peregrinação Diocesana a Fátima. As celebrações temáticas serão feitas em vários locais, bem como as dos idosos e das crianças. Há um dia dedicado à Família e outro à Catequese. Os animadores, na mensagem apresentada no testemunho disseram que os grupos querem continuar o tempo de reflexão pelo menos uma vez por mês. É um compromisso concreto de quem quer celebrar a fé e descobrir as razões da mesma. Foi muito importante que muitas dezenas de pessoas se reunissem para rezar, reflectir e partilhar; torna-se exigência da Missão e compromisso da mesma dar continuidade à catequese de adultos para que a semente lançada e a desabrochar dê frutos e todos se tornem pedras vivas na construção da Comunidade de Longomel.
P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário