terça-feira, 21 de maio de 2013

Longomel foi convocada para a Missão



Evangelizar é fazer abrir as portas do coração
Há alguns meses atrás, mais precisamente a 23 de Setembro do ano passado, a Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira de Longomel foi convocada para a Missão Popular. Desde essa data, um pouco como os 72 do Evangelho, animadores e equipa responsável visitaram as famílias e os recantos desta terra, anunciando a Missão. As seis reuniões preparatórias e a celebração dos Bodas de Ouro da Igreja motivaram a criação de tempos de oração com as crianças, os jovens e os adultos. Houve um apelo forte para que alguém, nos vários centros populacionais, oferecesse a sua casa como lugar de encontro de cristãos e que se dispusessem a ser animadores-catequistas. Este trabalho não foi fácil, mas tal tarefa já foi evangelizar pois abriram-se as portas e houve muitos corações que se ofereceram generosamente.
Longomel é uma freguesia portuguesa do concelho de Ponte de Sor, com 46,19 km² de área e 1 228 habitantes (2011). As aldeias que pertencem a freguesia de Longomel são: Rosmaninhal, Longomel, Escusa, Tom e Vale do Arco. De 2005 a 2011 esteve ao cuidado pastoral dos padres vicentinos e, presentemente, tem como pároco o P. Alberto Tapadas.

Comunidades, celebrações e peregrinação
Neste domingo de Pentecostes, na Eucaristia, foram impostas as mãos aos Animadores, missionários e donos das casas (na foto), sendo os mesmos enviados a evangelizar e a servir a gente desta terra.
Foi um dia grande para esta comunidade de Longomel! Missionários vindos de fora - P. Agostinho, José Neves (Santiago do Cacém), Henriqueta (Lisboa) e Adelaide (Tomar) - e leigos de Longomel foram enviados para continuar a missão de Cristo, o evangelizador dos pobres. Assim, nas casas, na igreja e em todos os lugares desta terra, vai tomar-se viva a ordem de Jesus: "Ide e pregai a toda a gente; o que ouvistes no oculto, dizei-o em plena luz; não tenhais medo, pois Eu estarei convosco; sede minhas testemunhas". Foi um novo Pentecostes!

A Missão decorre de 19 de Maio a 2 de Junho, sendo a primeira semana preenchida com as pequenas comunidades (nove, ao todo), visita a doentes e encontros com crianças e famílias. A segunda semana será usada para celebrações temáticas em quatro locais diferentes (Longomel, Escusa/Tom, Rosmaninhal e Vale do Arco) e para as festas da catequese. Acontecendo no domingo, dia 26 de Maio, a peregrinação diocesana a Fátima, vai fazer-se um investimento forte para que este dia seja vivido em pleno por várias dezenas de participantes destas localidades que querem consagrar-se a Maria e colocar no regaço da Mãe, Estrela da Evangelização, esta Missão Popular.
P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário