quinta-feira, 3 de abril de 2014

Colos e Relíquias acolhem a Missão



Chegou o dia em que as comunidades paroquiais de Colos e Relíquias iniciaram o tempo forte da Missão. Ao longo de vários meses estas paróquias assistidas pelos Milicianos de Cristo prepararam-se para este momento.



O início deste acontecimento foi muito bonito. A imagem de Nossa Senhora das Missões foi trazida pelas gentes de Sabóia, Santa Clara-a-Velha, Luzianes e Pereiras. Um autocarro e vários carros particulares trouxeram mais de 70 pessoas que, acompanhadas pelo pároco, P. Júlio Lemos, pelo diácono Zé Inácio e esposa e pelas Missionárias Espiritanas, deram testemunho missionário ao deslocarem-se de suas casas e visitarem os irmãos de Colos.
Na Eira da Lagoa, após o acolhimento da Imagem, começou a procissão. Com faixas de saudação e pedido de protecção e com a Cruz da Missão à frente, todos cantaram e rezaram até à chegada à igreja matriz. Aí, D. António Vitalino, presidiu à Eucaristia de Envio. Na homilia, aludindo à escolha e missão de David, desafiou a numerosa assembleia a não se deixar levar pelas aparências, mas a ver com o olhar de Deus. Insistiu para que, como o cego de nascença, façamos a profissão de fé em Jesus, a Luz do mundo e a sermos luz no meio das trevas.

Relíquias: Vigília ao Espírito Santo e Crisma
Já a noite ia adiantada quando a comunidade de Relíquias acolheu a Imagem peregrina. Aqui, foi o Bispo que presidiu à recepção. Na igreja, agora acompanhados pela figura de Maria como outrora no cenáculo, todos se abriram ao fogo do Espírito Santo.
Como no dia seguinte se celebrava o Crisma houve uma vigília de oração, que preparou os crismandos para receberem este Sacramento. Um a um, foram reflectidos e rezados os 7 dons do Espírito Santo e, no final, teve lugar o sacramento da Reconciliação. 
O domingo, dia da mudança de hora, exigia uma mudança profunda na vida dos crismandos. Com toda a dignidade e solenidade, a comunidade acolheu o pastor diocesano e viveu com intensidade este dia grande para a vida da paróquia. Foi dia de fé e de festa.
No final, foi feito o Envio dos Animadores das 5 Comunidades que vão reunir-se no tempo da Missão. Também os crismados receberam o Envio para, de uma forma concreta e pronta, darem testemunho de modo a que nas suas vidas apareçam os frutos do Espírito Santo.





Tempo da Missão 
De 30 de Março a 12 de Abril é o tempo forte da Missão. Depois de dois dias cheios, a Missão encontra-se na rua, nas comunidades familiares, na visita a cada casa e no encontro com os idosos nos lares e centros de dia, passando pela escola.
Os montes mais distantes não ficam esquecidos pois, em várias noites, a imagem da Senhora das Missões visitará estas pessoas que vivem distantes e longe de tudo. A oração e reflexão acompanham a ida da Imagem. São vários os montes a visitar. É a Mãe que chama e aponta caminhos novos.
Também em Colos se viverá a tradicional Procissão de Ramos. Mais um motivo forte de catequese e de anúncio da Palavra. Não faltará o Encontro de Formação para Animadores da Comunidade, no dia 12 de Abril, com o tema: “Cuidar da fé é cuidar do homem”, tratado um sacerdote vicentino, P. Fernando Soares.
Não falta campo para trabalhar e não faltam as propostas para ser semeada a semente. É tempo de sementeira, é tempo propício para anunciar a Palavra. A equipa missionária (intercontinental) é composta pela comunidade dos Milicianos de Cristo (Brasil), um seminarista estagiário (Nigéria), pelas Irmãs do Bom Pastor e pelo coordenador diocesano da animação missionária.
Os trabalhadores são poucos, mas contam com a rectaguarda da oração de todos. Unidos a Cristo, o Bom Pastor, queremos ser discípulos missionários (EG 120), levando a Boa Nova a todas as gentes.

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário