quinta-feira, 24 de abril de 2014

Comunidade Cristã de Comunidades





A paróquia de Arões viveu um tempo forte de Missão em Outubro último. A partir dessa experiência, as vivências, dinâmicas e planos da vida paroquial, obedeceram ao lema “Comunidade Cristã de Comunidades”. A caminhada quaresmal assumiu um forte desafio: “Atreve-te!”, “Faz isto e viverás!”


Retiro quaresmal
Cada Quaresma que vivemos é mais um atalho a percorrer para encontrarmos o verdadeiro Caminho, Jesus Cristo, que nos convida à escuta da Sua Palavra, à alegria do Seu perdão, à entrega e serviço com gestos de caridade, de paz e amor.
Quaresma, tempo favorável de conversão! Tempo de Esperança! Anúncio de Vida Nova! Aurora da Ressurreição!
Foi neste espírito que a comunidade de S. Simão de Arões viveu o seu retiro quaresmal, de 31 de Março a 6 de Abril. Durante uma semana tivemos a felicidade de acolher a Palavra de Deus de forma tão simples, tão serena e esclarecedora, transmitida pelo Padre Álvaro, missionário vicentino, que nos fez sentir mais responsáveis da nossa missão de cristãos, seguidores de Cristo, que entregou, livre, voluntária e totalmente a Sua vida por nós, até à morte na cruz! Tudo por Amor e Obediência ao Pai! Assim espera de nós baptizados, profetas de um mundo novo, onde o Amor do Pai deve ser a prova de que anunciamos Cristo ressuscitado! O retiro quaresmal foi uma dádiva de Deus para a comunidade de Arões.


Todos, tudo e sempre em Missão
Durante a semana por causa do frio e da distância, (somos uma paróquia muito dispersa!), havia muitos lugares vagos na igreja. No dia das confissões e no encerramento a igreja foi pequena para tanta gente.
Além das pregações na igreja o Padre Álvaro percorreu os caminhos de Arões tal como Jesus percorreu os caminhos da Palestina, acolhendo, curando e ensinando. Visitou mais de 100 doentes e idosos, levando o conforto do Senhor àqueles que carregam o peso da cruz na doença, no cansaço, e na solidão. Deste modo, puseram-se em prática as palavras do Mestre: “ Vinde a Mim vós os que andais cansados e oprimidos e EU vos aliviarei”!
Falou aos jovens e às crianças da catequese ajudando-os a criar espaço para Deus através da tecnologia que cada um possui.
Esteve com os Animadores das assembleiasformadas na Santa Missão, fervorosamente vivida em Outubro de 2013, a partir da qual se gerou uma amizade tão profunda que nos faz sentir que o Padre Álvaro faz parte da nossa comunidade. Agradecemos ao Senhor tão grande dádiva!

Teresa Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário