sexta-feira, 25 de abril de 2014

Missão Popular e os seus desafios



Perspectiva de um seminarista do Seminário Interno

Local e circunstâncias
Decorreu em Piacenza-Itália, na paróquia de São José Operário, a minha primeira Missão Popular como missionário vicentino. Decorreu entre os dias 22 de Março a 6 de Abril. Foi uma surpresa para mim! A Missão Popular que fizemos possui um esquema um pouco diferente daquele a que nós, Província Portuguesa da Congregação da Missão (PPCM), estamos habituados.
A paróquia de Piacenza tem várias comunidades neo-catecumenais e uma forte presença infanto-juvenil. Há uma boa assiduidade às eucaristias dominicais. É uma paróquia bem organizada e estruturada, com funcionários administrativos que trabalham a tempo inteiro. Durante estes dias foram essenciais para o desenvolvimento da missão, uma vez que conheciam muito bem o terreno.
A escolha da paróquia de Piacenza para a realização desta Missão Popular deve-se ao protocolo existente desde o tempo do Cardeal Alberoni, onde está consagrado que os Padres da Missão deveriam missionar a diocese de Piacenza, de 5 em 5 anos.

Objectivos e métodos
Um dos principais objectivos desta missão foi a inserção dos seminaristas do Seminário Interno na pastoral da missão. Pretendeu-se, ainda, dar uma lufada de ar fresco a esta paróquia que apenas tem 40 anos de existência e onde o pároco se mantém desde a sua fundação.
Esta Missão Popular começou com a celebração de envio presidida pelo bispo Giany, onde foram feitas a imposição da Cruz Missionária e a entrega do Evangelho. Seguimos, posteriormente, para a visita às famílias, onde era feita a bênção das casas. Em paralelo, realizaram-se as pregações nas Eucaristias feriais e as visitas aos doentes, com confissão e a distribuição da comunhão.

Encontros e realidades
Aproveitamos também o horário da catequese para estar com as crianças e adolescentes da paróquia. Com eles, criei laços de amizade, dancei e falei-lhes um pouco da nossa espiritualidade vicentina.
Nesta Missão os jovens não foram esquecidos e, por isso, foram realizados dois encontros onde se desenvolveram três temas fundamentais: a fé, Jesus Cristo e a Igreja.
Durante a Missão Popular também foi possível visitar alguns lugares magníficos, como por exemplo, uma vila medieval.
Pudemos confraternizar com as famílias e com os párocos, quer nos centros de escuta do evangelho, quer nas várias refeições que fizemos juntos. Nas visitas que fizemos às famílias deparamo-nos com várias situações de pobreza, de afastamento/aproximação de Deus e com pessoas doentes, com diversos problemas económico-sociais.
A equipa de missionários era constituída pelo director da Missão, padre Cláudio (província de Roma), missionários assistentes, padre director do seminário Roberto d´Amico, padre Lorenzo Manca e nós seminaristas (*).
De realçar também a recepção calorosa por parte do colégio Alberoni que nos acolheu durante a Missão Popular.

Vivência e avaliação
Inicialmente não foi fácil, uma vez que partimos com ideias já estabelecidas daquilo que tão bem fazemos, que são as Missões Populares.
O que posso dizer é que foi uma experiência enriquecedora e diferente, em que tivemos oportunidade de conhecer outros meios, outros confrades, mas sobretudo, de nos conhecermos melhor uns aos outros como seminaristas. Foi um tempo forte que permitiu, sobretudo, perceber que nós, missionários, temos de ser capazes de adquirir uma grande capacidade de adaptação e improvisação das realidades que nos circundam.
Sob a direcção do padre Cláudio, C.M (província de Roma) tivemos a oportunidade de viver e fazer experiência da nossa Missão Popular. Cada um de nós, principalmente de quem já fez a sua 1ª Missão há muito tempo, recordará e levará estas experiências no seu coração, pois é a partir delas que percebemos o lema da nossa Congregação: “Evangelizare pauperibus misit me”.
João Soares, CM

Seminarista vicentino

Sem comentários:

Enviar um comentário