segunda-feira, 7 de abril de 2014

Por Montes e Vales



As paróquias de Colos e Relíquias estão em Missão. Após a recepção da Imagem da Senhora das Missões, da Eucaristia de Envio e da presença do Pastor diocesano, mesmo ao ritmo e intensidade da chuva, os missionários foram aos Montes (do Pereiro Grande e da Estrada) e Vales (do Ferro e outros) levar a notícia deste tempo forte de Missão. Além do primeiro encontro e da proposta da mensagem de Jesus, aconteceu em todos eles, em noites diferentes, a visita da Virgem peregrina. Nem as distâncias, nem o tempo invernoso impediram que se congregasse um significativo grupo de pessoas. Nas escolas ou em espaços abertos fez-se uma celebração da Palavra. Com cânticos e a oração do terço, percorreram-se os caminhos de cada povo. Em alguns momentos, para além das vozes que entoavam os hinos e balbuciavam as suas preces, ouvia-se o canto da natureza que se associava ao louvor dos homens.
As pessoas de Relíquias, que vivem no centro da aldeia, sentiram-se motivadas e mostraram a sua disponibilidade para acompanhar a visita da Imagem da Senhora aos lugares mais dispersos e perdidos da freguesia. Foi grande a alegria vivida e transmitida nestes momentos.

A alegria era visível no olhar de todos e estava estampada no rosto de cada um, mesmo daqueles que pouco ou nada sabem rezar. Estes, não se fizeram rogados e, quando convidados a repetir as orações e invocações, não só mexiam os lábios, mas a sua voz era bem perceptível e fazia coro com todos os outros.
O tempo foi melhorando. A Imagem da Virgem continuará o seu percurso. Daqui a dias, será entregue à comunidade-irmã de Colos, passando por Campo Redondo e Monte da Ribeira da Seissa (Grande e Pequena). Mais uma vez, o povo se prepara para entoar louvores à Mãe de Deus e à mãe da Igreja.

Nas casas, uma oração e a bênção
Se as noites foram ocupadas com a visita da Senhora, as manhãs foram dedicadas á oração e ao encontro. Na Igreja de Santa Isabel, em Colos, a equipa missionária, reunia-se para os louvores da manhã (Oração de Laudes e Adoração do Santíssimo Sacramento). Um grupo de senhoras juntava-se à equipa e rezava pela Missão.


O encontro nas ruas e nas casas ia acontecendo. Durante o dia, alguns dos missionários começaram a visitar todas as casas. Primeiro, foram visitar as que ficam mais distantes; depois, dedicaram o tempo, às casas que compõem o aglomerado habitacional das aldeias. A uns e a outros, levam a palavra amiga, a alegria do encontro e, entrando nas suas casas, convidam à oração e pedem a bênção de Deus para as pessoas que aí residem. Em todas as casas foi deixada a oração que fora feita no encontro com a família.
Esta acção da Missão tem sido muito importante. Os testemunhos vividos e narrados são muito expressivos e ajudam a criar espírito de família e de comunidade. Estes contactos acontecerão, em Colos, durante a segunda semana da Missão.

As pequenas comunidades
As duas paróquias procuraram responder ao apelo feito para que, a nível de vizinhança, fossem constituídas pequenas comunidades. Para criar o espírito de abertura e de comunhão aos outros, numa e noutra comunidade, foi usado um método muito interessante. Além da disponibilidade manifestada por algumas pessoas, no tempo de preparação, nas casas onde iria reunir a comunidade, o pároco, P. Reuber, celebrou a Eucaristia e deixou a imagem de um santo protector, escolhido pelo grupo de vizinhos ou familiares.
A estratégia funcionou. Em Colos, funcionaram 5 comunidades e, em Relíquias, quatro. Todos os dias, com mais ou menos gente, todas reflectiram os temas propostos e manifestaram o seu propósito de continuar a aprofundar a fé e a criar laços de partilha e de amizade, a partir do encontro com a Palavra de Deus.
Momento alto, foi a celebração da comunidade das comunidades. Numa e noutra paróquia todas as comunidades deram o seu testemunho, expresso nos cartazes e nas palavras de cada animador. Em Colos, toda a partilha feita pelas 5 assembleias pode ser sintetizada, numa simples frase: “A Missão ajudou-nos a fazer o caminho de Nazaré (‘hoje cumpriu-se o que acabais de escutar’) aEmaús (‘contaram tudo o que lhes tinha acontecido pelo caminho’): tornando-nos Mensageiros de Jesus, queremos fazer da nossa terra uma comunidade de Consolação e de Alegria”.Em Relíquias, com a Missão, como nas primeiras comunidades de Jerusalém, aprendemos a ser Amigos de Jesus, o nossoRedentor, e a construir uma comunidade de Mãos Abertas”, foi o resumo feito a partir dos nomes das 4 assembleias familiares.
O encontro com os idosos e doentes também foi um ponto alto da Missão e aconteceu no Centro de Dia da Casa do Povo de Relíquias. Também aqui, as gentes mais novas (jardim infantil e ciclo básico) tiveram um momento de animação. As duas gerações, com os respectivos animadores, aproveitando a quadra da Páscoa, proporcionaram um ambiente de alegria e de festa. Também, por aqui, passou a Missão!


P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário