quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A Missão começou agora!





Missão Popular pela ação do Espírito Santo abriu e transformou os corações

A Paróquia de Ponte de Sor viveu a Missão Popular durante duas semanas.
Teve o seu início no dia 27 de Setembro com uma missa vespertina, onde todos os Animadores e donos das casas foram enviados.

Ao longo de três dias, as pessoas reuniram-se em Comunidades familiares, ao estilo da igreja primitiva, onde se trocaram ideias sobre o que é a religião, Jesus é o Redentor e todos os que crêem em Jesus formam uma grande família. Mais de seiscentas pessoas, à tarde ou à noite, acorreram aos encontros e formaram 46 Comunidades.
No dia 3 de outubro, foi o encontro de todas as Comunidades na Igreja Matriz, levando cada uma o seu cartaz e apresentando publicamente o testemunho dos três dias de encontros.

E como foi bonita esta partilha! Cada comunidade entregou bens alimentares, tendo-se conseguido mais de 600kg de alimentos que foram entregues diretamente a 48 famílias indicadas pelas próprias comunidades.

Entusiasmo e alegria
No dia 4 de outubro, realizou-se a procissão em honra de São Francisco de Assis, padroeiro da paróquia, terminando com uma encenação alusiva ao santo padroeiro e foram entoados cânticos pelo Coro Polifónico de Ponte de Sor, que amavelmente nos brindou com a sua presença. De salientar neste dia, a participação dos Bombeiros Voluntários e da Fanfarra que deu mais solenidade ao momento.
A imagem de São Francisco de Assis visitou lugares fora de Ponte de Sor, mas que fazem parte desta paróquia. O santo de Assis esteve em Pinhal, Domingão, Foros do Domingão, Vale da Bica, Tramaga, Cansado, Pedrógão, Ervideira, Torre das Vargens, Vale de Bispo, Barreiras, Fazenda, Barroqueira, Pinheiro e Arneiro.
Todas as pessoas mostraram entusiasmo e alegria, enfeitando casas e levantando altares à passagem do santo padroeiro. Houve visitas a lares e outras instituições, escola, casas de famílias com doentes e durante a 2ª semana, todos os dias às 21h se celebraram eucaristias temáticas.

A catequese e a Missão Popular
A Missão Popular também se sentiu na catequese, com atividades próprias. No dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, pelas 10h30, foi exibido o filme “Cavaleiro de Assis” alusivo à vida daquele santo. Houve pipocas e de seguida os catequizandos desenharam o que mais gostaram de ver no filme. Por fim, responderam a um “quiz” sobre o mesmo tema.


No dia 5 pelas 12h00, a Missa foi animada pelos catequizandos e catequistas. Os cinco continentes e as suas respetivas cores deram um belo colorido à Igreja: bandeiras, fitas, flores e até uma pequenina dança executada pelos catequizandos. A Paz e a fraternidade entre todos os povos foram os valores exaltados na eucaristia da catequese, dentro do espírito da Missão.

Missão Popular superou as expetativas
O encerramento fez-se com a Eucaristia no dia 12 de outubro e por fim houve um almoço partilhado. A Missão Popular enriqueceu mais os cristãos desta paróquia, superou as expetativas, são agora mais família. Reforçaram-se laços de amizade, houve um diálogo cristão e viveu-se o verdadeiro sentido de Igreja.



A paróquia é a comunidade cristã e à semelhança dos primeiros cristãos, a união com Cristo faz-se partilhando a oração, o amor, a alegria e os bens materiais. A Missão popular pela ação do Espírito Santo, transformou, abriu mais os corações de todos os que estavam fechados no seu “templo” e aproximou todos e cada um. Ser cristão não é estar só, mas sim viver com Cristo e com os irmãos. A Missão não acabou, começou agora.

Ecos do Sor, 14Out2014
Assunção Caria, directora adjunta

Sem comentários:

Enviar um comentário