sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Crismas: Bispo eleito de Beja em Santiago do Cacém


“Sede minhas testemunhas”
A paróquia de Santiago do Cacém, em Dia das Missões, celebrou o sacramento da Confirmação. Já é uma data consagrada e marca o desafio permanente da entrega à Missão, à vivência do sacramento e à construção de uma comunidade evangelizadora.


Presidiu à celebração o Bispo diocesano, D. António Vitalino. Facto inédito e primeiro, a presença do Bispo eleito, D. João Marcos. Foi uma paróquia (Unidade Pastoral) confiada aos Padres da Missão que, na diocese, deu as boas vindas e acolheu o Bispo eleito. Para além da novidade, a sua presença cativou as pessoas que viveram este dia. A proximidade, a simplicidade e a presença ajudaram a conhecer melhor aquele que nos foi dado como pastor, como bispo coadjutor. Concelebraram os padres Pedro e Agostinho, da comunidade vicentina de Santiago de Cacém e o P. Alberto Baptista, director do Notícias de Beja.
A igreja Matriz encheu-se de fiéis, sobretudo, dos familiares e amigos dos crismandos. Estes, num total de 24 pertencem às paróquias de Santiago do Cacém (7 adultos e 10 jovens), de S. Francisco da Serra (6 jovens) e de Abela (1 jovem). Os coros paroquiais animaram a Eucaristia e o Agrupamento 722, uma vez mais, teve presença activa e digna.

Na homilia, D. António exortou os crismandos e a todos para que sejam testemunhas de Jesus Cristo, sem medos, pois Ele é o único que salva. Pediu a todos que sejam dóceis ao Espírito Santo e que se deixem tocar pela sua força e modelar pelos seus dons para discernir a quem devemos seguir e servir. Com serenidade e seriedade, um a um dos crismandos, de túnica branca, receberam o Santo Cristo, o dom de Deus.
As comunidades cristãs ficaram mais ricas com o compromisso de pertença e de co-responsabilidade destes cristãos adultos! São bem-vindos, a comunidade conta com eles, Cristo precisa deles. No final, no salão paroquial aconteceu convívio, partilha, festa. Tudo bem preparado, com esmero e dedicação dos catequistas, dos crismados e das suas famílias. Um dia grande e em grande. Bendito seja Deus!

P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário