segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ALMODÔVAR: Anúncio da Missão e Festa Missionária


As paróquias de Almodôvar confiadas aos cuidados pastorais da Comunidade dos Missionários do Verbo Divino costumam celebrar no último domingo de Outubro a Festa Missionária. Esta iniciativa que já se realiza há muitos anos congrega várias forças vivas da localidade que procuram criar um ambiente propício para um dia diferente onde a alegria, a cor, o entusiasmo, as vozes, o espaço, o convívio e a dimensão missionária estão bem presentes.



O Centro Coordenador de Transportes é o local escolhido para este encontro festivo. O seu interior assemelha-se a uma cruz e é adornado com motivos que, desde logo, interpelam e apontam o caminho da Missão. Ao longo do ano há um trabalho aturado de preparação, a nível pessoal e comunitário, para colaborar num projecto missionário, em países africanos. A oração, os trabalhos que se fazem para a venda missionária e a partilha são eixos que movem as várias gerações: as crianças da catequese, os velhinhos dos lares, as famílias, os escuteiros e todos aqueles que se deixam tocar pelo desafio da Missão.
Um grande painel onde se podia ler: “Missão – Paixão por Jesus e por todos” dava o mote a este encontro, onde as crianças, com as cores dos cinco continentes, emprestavam a alegria e o envolvimento de tanta gente que, em horas a fio, colocou a sua arte, bom gosto e generosidade ao serviço do Evangelho.
Se nos braços transversais deste local se notavam os sinais do sagrado e o espaço para a vivência da Eucaristia, força e centro da Missão, os braços perpendiculares estavam preenchidos com as iguarias para o almoço partilhado e com os trabalhos artesanais para a venda, cujo produto se destinava ao projecto assumido para este ano: “Mãos Missionárias” - reabertura da Missão no Cafunfo e Mussuco - Angola.
Entre a numerosa assembleia encontravam-se o presidente da Câmara e outras individualidades que sempre têm apoiado esta festa de cariz missionário.

Anúncio da Missão Popular
A vila de Almodôvar e os montes circundantes irão viver um tempo forte de Missão. De 12 de Abril a 12 de Maio, em dois períodos de 15 dias, acontecerá nesta zona da diocese, a Missão Popular.


No dia da celebração da festa missionária foi feito o Anúncio solene deste Acontecimento. A comunidade foi convidada a rezar pela Missão e a fazer um caminho intenso de preparação próxima para uma vivência plena dos quatro objectivos que foram propostos: Constituição de pequenas comunidades (assembleias), em ordem à vivência semanal do domingo (reuniões e celebrações, sobretudo, nos montes e aldeias dispersas); Formação de Animadores de Comunidades; Animação, apoio e envolvimento das Famílias na vida da Comunidade; Formação bíblica para os agentes pastorais e aberta a todos.
Além da comunidade sacerdotal que serve estas Paróquias, participaram na Eucaristia os padres Agostinho, responsável pelo Centro Diocesano Missionário, que presidiu, e o P. Joaquim Domingos, secretário das Missões da Congregação do Verbo Divino.
A homilia centrou-se na liturgia do dia que “inspirava uma reflexão sobre a Missão e o acolhimento que se deve fazer à Palavra de Deus e ao irmão. Ao falar de Paulo, o grande missionário de todos os tempos, era apresentada uma comunidade viva e empenhada. Os cristãos de Tessalónica tornaram-se famosos pelo seu acolhimento: acolhimento à Palavra de Deus e acolhimento aos ministros da Palavra!”
“Estar aberto à Missão, viver a ‘paixão por Jesus e por todos’, exige uma atitude pastoral de acolhimento, acompanhamento e abertura: Acolhimento cordial a todos “para olhar nos olhos e escutar” (EG 46); Acompanhamento pessoal de cada um, sobretudo “de quem ficou caído à beira do caminho” (EG 46) uma vez que “é preciso acompanhar, com misericórdia e paciência, as possíveis etapas de crescimento das pessoas, que se vão construindo dia após dia” (EG 44); Abertura aos outros, de modo que, “quem quiser voltar tenha sempre as portas abertas, para entrar sem dificuldade” (EG 46) ”.
“Viver em Missão permanente requere que a Comunidade paroquial seja “uma mãe de coração aberto” (EG 46), “a casa aberta do Pai” (EG 46), “onde há lugar para todos, com a sua vida fatigante” (EG 47). Para tal, são precisas pessoas disponíveis, “animadores animados”, com alma e coração, capazes de transmitir o Amor de Deus, pelo seu testemunho, dedicação e entrega. Deste modo somos uma Igreja que celebra o seu Senhor, ao domingo, nas grandes catedrais, mas também nos locais mais esquecidos ou distantes, que parte e reparte o Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia, que vive a comunhão fraterna e celebra o amor apaixonado de Deus pelos seus filhos e filhas”.

Pré-Missão na vila, aldeias e montes
Aproveitando o contexto de Outubro ser o mês Missionário e do Rosário, em Almodôvar e Graça dos Padrões já se começou a viver em pré-Missão. Ao longo de quinze dias, nos vários bairros e zonas da vila de Almodôvar (S. Pedro, Eiras, Sta Rufina, Espírito Santo, Sto António, Mártir e Santo, Maldonado, Monte Rei e Cova da Burra), em casas de família, lares ou centros, a Imagem da Senhora das Missões, vai passando e a todos convida para a Missão. A oração comunitária ou em particular, o encontro com as famílias e com os doentes, vão abrindo caminho para o lançamento das pequenas comunidades familiares e fazer a descoberta de potenciais animadores das mesmas.
Várias Associações locais foram desafiadas a participar nestes momentos de encontro e de procura. Responderam com dignidade e disponibilidade. Apraz-nos registar a presença assídua da GNR, mas também a abertura e postura da CERCICOA, do Lar da Sta Casa da Misericórdia, dos Bombeiros, dos Amigos de S. Pedro, do Moto Club e da Columbófila.


Também as periferias (Graça: Igreja e Lar de Nª Sª da Luz, Semblana, Porteirinhos, Mestres, Gorazes, Vinha, Viúvas, Guedelhas, Fontes Ferrenhas, Corvatos, Mestras e Cortezorrinho) não são esquecidas.
Além da presença da Imagem para abrir portas para o anúncio da Missão, com esta acção pretende-se não só um melhor conhecimento das populações residentes, mas também a descoberta de líderes que, com a preparação necessária, possam ser animadores em vista do encontro semanal de oração e de reflexão da Palavra de Deus. Durante um dia e uma noite, há um trabalho de base que irá sendo intensificado ao longo destes meses de preparação. Onde há Capela ou em casa de famílias, a presença de alguns leigos da Vila, ajudam a um encontro mais pessoal e mais aberto.
Além destas acções, foi apresentada à Comunidade a equipa dinamizadora da Missão. Este grupo é composto pelos três sacerdotes/párocos e por doze leigos. Sendo o cérebro organizador da Missão, a ela compete motivar as pessoas, interessá-las, levá-las a aceitar e a preparar a Missão e a participar nela. O melhor meio para o fazer é a visita, o diálogo e o apelo ao compromisso do maior número de pessoas.
A Missão é uma acção de Deus na Comunidade. Oração e abertura ao Espírito de Deus são parte fundamental em todo o trabalho desta Equipa. Tudo isto já é estar em Missão!

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário