quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Evangelização e Caridade


A Família Vicentina, uma vez mais, rumou a Fátima. No dia 28 de Setembro, domingo, de norte a sul e da ilha da Madeira, membros da Congregação da Missão, da Sociedade de S. Vicente de Paulo, da Juventude Mariana Vicentina, dos Colaboradores da Missão, das Filhas da Caridade, das Filhas de Maria, da Associação Internacional da Caridade e da Associação dos ex-Alunos dos Seminários vicentinos, celebraram o seu X Encontro de Família. A alegria do encontro e as saudações efusivas eram testemunho da amizade e da pertença a esta família alargada. Como é bom e agradável viver em harmonia e em comunhão de sentimentos.

Vicente de Paulo, celebrado na véspera, fundou alguns deles e a muitos inspira na vivência da Caridade e da Missão. Muitas centenas de pessoas se congregaram no Centro Pastoral Paulo VI e começaram o dia com uma oração de louvor. O P. Fernando Soares, apresentador de serviço, fez a ponte entre o palco e a Assembleia. Depois de composta a mesa de presidência com os responsáveis dos vários Ramos da Família Vicentina, usou da palavra o professor doutor João César das Neves que apresentou o tema desta jornada: “Evangelização e Caridade”. Numa linguagem simples e incisiva e com base na Exortação Apostólica “Alegria do Evangelho”, partilhou a sua experiência de economista e brindou a Assembleia com uma reflexão muito concreta e muito real. As questões e o diálogo que se seguiram, ajudaram a completar as ideias e propostas apresentadas e abriram caminhos para a vivência da Nova Evangelização, com maior ardor e empenho e para uma caridade mais diligente com respostas mais criativas.
 
Eucaristia e Oração Mariana
No final da manhã, na Basílica da Santíssima Trindade, e presidida pelo D. Augusto César, bispo vicentino, foi celebrada a Eucaristia do 26º Domingo Comum. Os símbolos dos vários Ramos da Família Vicentina, incorporaram-se na procissão de entrada e a celebração foi abrilhantada pelo coro da Zona de Felgueiras.
Após o tempo livre para o almoço, a JMV fez a animação da oração mariana. Música, meditação, silêncio e oração, foram os cenários escolhidos para os dez passos apresentados. Tudo muito simples e muito rico. A assembleia mostrou-se agradada e agradecida por este momento cheio, tranquilo e interpelante que encheu os corações.  

Livro da Família
Neste dia foi lançado e apresentado o livro “Os Ramos Família Vicentina”. A capa com o rosto do Santo da Caridade apresenta as 5 virtudes que devem pautar a vida de quem escolhe viver o estilo e o carisma de Vicente de Paulo: simplicidade, humildade, mansidão, mortificação e zelo apostólico.
O miolo deste instrumento para o conhecimento e enriquecimento mútuo tem a apresentação do coordenador, P. Manuel Nóbrega, e apresenta a identidade, carisma e missão de cada um dos vários ramos desta Família, que vive e trabalha neste cantinho, à beira-mar plantado. Este conhecimento, abre-nos aos outros que bebem na mesma fonte e desafiam-nos a fortalecer laços, construir pontes, trabalhar em rede.

No final, fez-se o envio para a Missão. Rezou-se a oração que o papa Francisco compôs para Maria, a Senhora da Evangelização e que vem expressa no final da “Evangelii Gaudium”.
Todos regressaram para os seus locais de origem ou de trabalho. Levaram a convicção de que o exemplo e missão de Vicente de Paulo são actuais para os dias de hoje. Tornar efectiva a caridade é um desafio permanente e levar o amor de Cristo a todas as criaturas é urgente, exige testemunho, coerência de vida e disponibilidade interior. “Evangelização e Caridade”, as duas faces de um mesmo mandato: o amor é inventivo até ao infinito e enviou-me a evangelizar os pobres.


P. Agostinho, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário