sexta-feira, 27 de maio de 2016



MISSÃO POPULAR VICENTINA
NA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
VALE DA PEDRA – CARTAXO

No dia 13 de Maio chegaram à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Vale da Pedra os missionários P. Fernando Soares, Congregação da Missão, vindo da Comunidade de Viseu, a Ir. Zulmira, Filha da Caridade de São Vicente de Paulo, vinda da comunidade de Vendas Novas e a Henriqueta (leiga missionária) oriunda de Lisboa.
Ao final da tarde fomos acolhidos pelo pároco na Igreja Paroquial que nos mostrou as instalações da paróquia e depois levou-nos até à família Brás e Manuela que generosamente nos acolheram e onde ficaríamos comodamente alojados ao longo destes quinze dias.
À noite iniciámos solenemente a Missão com a celebração da Eucaristia seguida de Procissão de velas em Honra da Padroeira, Nossa Senhora de Fátima, percorrendo as principais ruas da paróquia. Este momento foi fortemente vivido pelos paroquianos e funcionou como um grande instrumento de anúncio da Missão. Este anúncio e envio foi completado na Eucaristia de Domingo de Pentecostes.
Todas as refeições foram oferecidas e realizadas por diversas famílias da comunidade paroquial. Como costume, também aqui, foram uma exepcional oportunidade de diálogo, de mútuo conhecimento e partilha.
Vale da Pedra é uma paróquia geograficamente muito dispersa e com população oriunda de diversas regiões do país, pelo que não foi possível realizar as Assembleias Familiares com catequese de adultos. Em diálogo com o Pároco, resolvemos realizá-las nas instalações da Igreja.
Assim, todos os dias à noite, rezamos o santo Rosário ao qual se seguiam, alternadamente, as celebrações eucarísticas com as respectivas liturgias simbólicas: Palavra, Luz, Água e Família ou as catequeses de adultos. Registámos uma boa participação em ambas as dinâmicas missionárias, com especial destaque para a Festa das Famílias onde 22 casais renovaram os compromissos matrimoniais.
De manhã, quando pela noite havia eucaristia, rezávamos o ofício de Laudes e nos dias em que à noite havia a catequese de adultos, celebrávamos a Eucaristia. Durante o dia visitamos os doentes e idosos, as crianças do ATL e do Jardim de Infância. Fomos várias vezes à Casa de Repouso local onde rezamos o Rosário, a Eucaristia com Santa Unção e convívio com os residentes.
No domingo dia 15, após a Eucaristia, realizámos um encontro com todas as crianças e adolescentes da catequese convocando-os para um grande encontro com pais, catequisandos e catequistas que se viveu no sábado dia 21. A partir do filme: A Família Bélier, dialogamos sobre as dificuldades da transmissão da fé no mundo de hoje. Este encontro concluiu com um momento de oração e um pequeno lanche partilhado. No Domingo da Santíssima Trindade os catequisandos do 2º ano fizeram a festa do Pai Nosso.
Encerrámos esta Missão Popular com a solene Celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus seguido de adoração eucarística. E despedimo-nos desta paróquia num fraterno almoço partilhado por todos os paroquianos.
A equipa missionária tem a consciência de que estes foram dias de sementeira, de despertar e fortalecimento da fé aqui vivida e que estes, como quase todos os terrenos Ribatejanos, são muito férteis e por isso não deixarão de dar fruto abundante. Agradecemos a generosa atenção e carinho que todos, a começar pelo pároco, nos dispensaram ao longo destes dias. 
A equipa missionária

Sem comentários:

Enviar um comentário