quinta-feira, 12 de maio de 2016

Missão Popular Vicentina

Vale da Pedra – Cartaxo
13 a 26 de Maio

Depois de acontecer a Missão na Paróquia da Lapa no mês passado, agora é a vez da Paróquia de Vale da Pedra. Neste Ano da Misericórdia, o P. Miguel Ângelo, Pároco da Lapa e de Vale da Pedra, apostou na Missão Popular.
A Equipa Missionária que vai animar este Tempo Forte de Evangelização de 13 (dia da Padroeira) a 26 de Maio (dia do Corpo de Deus) é composta pelo P. Fernando Soares, CM - Comunidade de Viseu, pela Ir. Zulmira, FC - Comunidade de Vendas Novas, e pela leiga Henriqueta, de Lisboa.
Para início da Missão está programada uma Procissão de Velas em honra da Padroeira. Para além de homenagear “a Senhora vestida de branco”, é uma forma de dizer a todos que, durante os próximos dias, algo de novo vai acontecer nesta paróquia. É um momento para um anúncio festivo mas, sobretudo, uma ocasião propícia para lançar um apelo, para fazer um convite.

A Paróquia
Num livro editado pela diocese de Santarém há pouco mais de uma dezena de anos, encontramos o relato da vida de todas as paróquias. Fomos procurar e descobrimos o retrato “à época” da paróquia de Vale da Pedra. Eis o registo que se pode ler nas páginas 223 e 224 desse marco histórico da vivência da diocese, suas paróquias e movimentos.
“A paróquia de Vale da Pedra foi criada a 24 de Setembro de 1995 e tem Nossa Senhora de Fátima por orago. Até então, era um dos lugares da paróquia de Pontével”.
“Enquanto não foi construída a actual igreja paroquial, as celebrações realizavam-se na capela particular das Malhadas, em casas particulares disponibilizadas pelas próprias famílias e até num barracão que existia no lugar do actual Centro Social Cultural e Recreativo de Vale da Pedra”.
“Segundo o censo de 1991, tinha 1634, sendo de 10,3/% a prática dominical. São lugares de culto, com celebração habitual, a igreja paroquial, e com celebração mensal, o lugar de Setil, em instalações da antiga escola, agora adaptada a capela”.
“Regista-se, desde Novembro de 1995, uma média anual de 20 baptismos, 15 casamentos, 12 funerais e ainda cerca de 12 crismas de dois em dois anos. A paróquia dispõe de Conselho Económico e, embora não tenha Conselho Pastoral constituído, é feita a planificação pastoral pelo pároco e alguns membros da comunidade”.
“A catequese de crianças e adolescentes está confiada a 16 catequistas que a ministram a 90 catequizandos. Nos ministérios não ordenados prestam colaboração 3 ministros extraordinários da Comunhão, 12 leitores e 8 acólitos. Como movimento de espiritualidade, tem em actividade o Renovamento Carismático Católico, e está a ser constituído um grupo de acção-caritativa”.
A festa anual de Vale da Pedra em honra de Nossa Senhora de Fátima realiza-se na primeira quinzena de Junho e tem a duração de três dias.

História e geografia
Vale da Pedra é uma freguesia do concelho do Cartaxo, distrito de Santarém, com 14,1 km² de área e 1 755 habitantes (2011) e dista 7 quilómetros da sede do concelho.
Vale da Pedra começou por se chamar “Foros do Vale da Pedra”, passando mais tarde a chamar-se “Casais de Vale da Pedra”, devido ao seu desenvolvimento populacional e, através da lei 66/88 de 23MAI1988, foi criada a freguesia, passando a ter a designação de “Vale da Pedra”. Com a sua criação, Vale da Pedra desanexa-se da freguesia de Pontével, à qual está indelevelmente associada historicamente.
É constituída por vários lugares: Vale da Pedra, Ponte do ReguengoSetil, Gaio de Baixo, Gaio de Cima e parte da Cruz do Campo. É atravessada pela linha do Norte, que possui nesta zona um apeadeiro em Ponte do Reguengo e uma estação, agora a funcionar como apeadeiro, no Setil.

Equipamentos, Actividades socioculturais e desportivas
Como equipamentos existem os seguintes: Apeadeiro de Caminhos de Ferro do Reguengo, ATL - Actividades de Tempos Livres, Capela das Malhadas (situada na Quinta das Malhadas é centenária, de estilo antigo e com várias características peculiares), Cemitério da Freguesia (inaugurado a 19JAN1991), Complexo Desportivo Carvalho e Silva, Centro Social, Cultural e Recreativo, Creche, Escola Primária do Setil (encerrada), Escola Primária de Vale da Pedra, Estação de Caminhos de Ferro do Setil, Fontanários, Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Jardim de Infância, Pré-Escola. Junta de Freguesia, com Correios e Posto Médico.
Existem, ainda, as seguintes Colectividades ou Associações: Centro Social, Cultural e Recreativo de Casais de Vale da Pedra e Ponte do Reguengo, Futebol Clube Valpedrense, Rancho Folclórico Regional de Vale da Pedra, Grupo de Teatro Amador, Grupo de Dança Rítmica, Grupo de Danças de Salão. (Wikipédia)


Serviço da Missão Popular Vicentina - PPCM

Sem comentários:

Enviar um comentário