sábado, 14 de maio de 2016

S. Martinho de Bornes – Pedras Salgadas

2ª Semana da Missão Popular * 15 a 21 de Maio

O pároco de S. Martinho de Bornes, P. Manuel José Moura Machado, solicitou aos Padres Vicentinos uma Missão Popular para esta sua paróquia, uma vez que já havia experimentado esta forma de evangelização em Mondim de Basto, Atei e Paradança. Todavia, por estar naquela zona há pouco tempo e por ser um ambiente diferente daqueles onde trabalhou, propôs-nos uma forma nova de realizar esta Missão, ou seja, em duas semanas descontínuas, sendo a primeira, em tempo da Quaresma e a segunda, no mês de Maio.
Os Padres Álvaro Cunha e Fernando Soares ocuparam-se do primeiro tempo da Missão (13 a 20 de Março), fazendo as várias celebrações temáticas próprias, visitando os doentes e criando a motivação e o ambiente para a vivência do mês de Maio.

2ª Semana da Missão
Agora, de 15 a 21 de Maio acontece a segunda semana da Missão e a Equipa é formada pelo P. Álvaro Cunha, pela Célia Rodrigues-Viseu e pelo Seminarista Alexandre-Vila das Aves.
Além do pároco e dos animadores locais também participam activamente as Irmãs Zulmira Gonçalves e Lurdes Costa (Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres – Pedras Salgadas).
O programa envolve toda a Paróquia, nos seus diversos lugares (Lagoa, Lagobom, Valugas, Pedras Salgadas, Tinhela de Cima, Bornes, Tinhela de Baixo, Vila Meã, Rebordochão), com momentos de celebração, tempos de reflexão (comunidades), com encontros para crianças e jovens, com visita a doentes e frágeis, nos seus domicílios. Começa com a Eucaristia de Envio, no dia de Pentecostes, e termina no sábado, dia 21, com uma procissão de Velas e a Eucaristia das Comunidades.

Igreja Paroquial
A igreja de S. Martinho de Bornes  fica situada num cômoro que dá pelo nome de Monte de Castro. Pela sua situação geográfica estes cômoros foram utilizados para instalar fortalezas, aldeias e até edifícios dedicados ao culto pelas diversas civilizações. Aí podemos encontrar alguma cerâmica que aparece à superfície, sobretudo no terreno plantado de vinha nos espaços do passal”
“A Igreja de S. Martinho foi então mandada edificar em pleno Castro, e muita da pedra do monumento foi provavelmente utilizada na sua construção. Esta Igreja tem um estilo arquitectónico tipicamente romano e juntamente com a capela de S. Geraldo foram as únicas sobreviventes às vicissitudes menos felizes dos seus reitores. Mais dois templos, S. Sebastião e Espírito Santo foram mandados demolir, esta demolição ocorreu entre 1706 e 1717. Esta Igreja é anterior à formação da nacionalidade Portuguesa e S. Geraldo terá provavelmente baptizado D. Afonso Henriques”(Página: Junta de Freguesia)

Serviço da Missão Popular Vicentina - PPCM


Sem comentários:

Enviar um comentário