terça-feira, 29 de maio de 2012

3º Encontro de Formação de Animadores da Comunidade


Na sequência dos encontros em Santiago de Cacém e em S. Teotónio, aconteceu no Cercal, mais um tempo de formação para Animadores. Foi no salão da Casa do Povo, no dia 26, último sábado da Missão Popular. O tema que preencheu este dia foi “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", Exortação apostólica de Bento XVI - Sínodo sobre a Palavra. Orientou esta formação o P. Álvaro Cunha, Provincial dos Padres Vicentinos. Participaram na reunião, animadores provenientes de Beja, Grândola, Minas do Lousal, Mértola, Sabóia, Colos, Santa Luzia, S. Teotónio e Cercal. Ao todo, trinta e cinco animadores.
Após a oração da manhã, orientada pela Irmã Celina, o conferencista, ao longo do dia, percorreu as páginas da exortação apostólica, nas suas três partes (Verbum Dei, Verbum in Ecclesia e Verbum in mundo). A assembleia, de forma interventiva, foi manifestando a sua adesão aos ensinamentos do documento, tendo-se notado um especial interesse, aquando da exposição sobre a parte prática. Chegou-se à conclusão que há um caminho grande a percorrer para pôr em prática o resultado do Sínodo sobre a Palavra, para a tornar mais vida e mais viva. A Palavra deve ter um lugar privilegiado na vida das pessoas, para que se tornem intrumentos dessa Palavra, na Comunidade e na vida do mundo.
Além do estudo dos documentos da Igreja, estes encontros servem para a partilha, a permuta, a descoberta, e também para o enriquecimento pessoal e das comunidades. De salientar, a presença significativa da zona de Mértola que, para além de ter feito uma caminhada de oração com as crianças da catequese pela Missão do Cercal, não temeu as distâncias, e com o seu pároco, uma vez mais, participou num encontro de formação.

Castro Verde: “Como Eu vos fiz fazei vós também”
É propósito do Centro Diocesano Missionário/Beja continuar a formação de Animadores. Além dos encontros previstos no final de cada Missão, também serão promovidos tempos  de formação em outros locais.
O 4º Encontro, realizar-se-à a 30 de Junho, sábado, das 15h00 às 18h00, na Igreja da Misericórdia de Castro Verde. Destina-se aos Animadores (catequistas, leitores, ministros da comunhão, responsáveis de grupos) do Arciprestado de Almodôvar, mas está aberto a todos aqueles que tenham um coração missionário. O tema será a Carta dos Bispos portugueses “Para um rosto missionário da Igreja, em Portugal – Como Eu vos fiz fazei vós também”.
Todos os que têm participado nos encontros anteriores manifestam a sua alegria pela riqueza dos mesmos e sentem-se desafiados a continuar este caminho de formação. Em Castro Verde, acontece mais uma proposta. Esperamos que seja acolhida. Todos são bem-vindos!

(Centro Diocesano Missionário/Beja)


Sem comentários:

Enviar um comentário