quinta-feira, 17 de maio de 2012

FÓRUM DA PASTORAL - MISSÕES POPULARES


Após uma manhã passada a reflectir sobre o “Repensar da Igreja em Portugal”, a 30 de Abril, no Centro de Espiritualidade de Oleiros (Seminário de S. José), a Comissão das Missões reuniu para fazer uma partilha do trabalho missionário já realizado e o que está em agenda num futuro próximo. Estiveram presentes os padres Álvaro, Bruno, Moura, Jaime e Agostinho.

Actividades realizadas neste ano pastoral

- Formação: formação de animadores em Santiago de Cacém e S. Teotónio. Retiro dos colaboradores da Missão.
- Revitalização da Missão: Cerva, Limões e Alvadia; Tinhela; Mondim; Telões e Soutelo; S. Francisco da Serra e Ermidas-Sado, Alvalade.
 - Missões: Foros de Salvaterra, Mões, S. Teotónio, Cercal do Alentejo (para breve)

Actividades a fazer neste ano e nos próximos

- Revitalização da Missão: Abela e S. Domingos; Arnóia; Fornos de Algodres; Bilhó e Vilar de Ferreiros.

- Missões: Penamaior; Santo André; S. Teotónio; Granho; Glória do Ribatejo; Odemira; Boavista dos Pinheiros; Vale d’Água; Longomel; Marinhais; Sines; Muge; Porto Covo; Sabóia e Santa Cara a Velha.

Outras informações partilhadas
 - Tem-se tentado organizar no último sábado de cada Missão Popular um encontro vocacional conjuntamente com as Filhas da Caridade.
- Têm surgido vários voluntários para este trabalho da missão; a atividade missionária da nossa província tem sido partilhada regularmente na nossa página da internet e no blog das missões.
- O Pe Agostinho tem desenvolvido um trabalho muito interessante no campo das Missões com a colaboração das irmãs espiritanas na Diocese de Beja.
- A comissão das Missões recebeu 4 mil euros dos colaboradores da Missão. A este propósito partilharam-se e esclareceram-se dúvidas quanto à remuneração dos vários intervenientes na Missão Popular.
- Surgiu a ideia de incorporar na equipa ou comissão das Missões não apenas padres como é habitual, mas convidar leigos e as filhas da Caridade numa tentativa de trabalhar mais com a família vicentina.
- Deu-se a conhecer um encontro de formação a ter lugar na 3ª semana de Janeiro em Piacenza com o tema a versar sobre a evangelização e a transmissão da fé.
- Finalmente, abordou-se a possibilidade de nos candidatarmos, a nível da CM, a um apoio financeiro para a formação ligada às missões populares.
P’la Comissão das Missões,
P. Bruno Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário