quinta-feira, 3 de maio de 2012

Junto ao mar, em Missão


Para além das longas e verdejantes planícies, a Diocese de Beja estende-se até ao mar. Foi nesta área de sol e trabalho que aconteceu a Missão Popular, mais concretamente, em Azenha do Mar e Malavado, ambas pertencentes à Paróquia de S. Teotónio.


Após vários meses de preparação dos Animadores, a 15 de Abril, domingo da Divina Misericórdia, deu-se o envio da Equipa Missionária, bem como das imagens de Nossa Senhora de Fátima e do Rosário e foram acolhidas pelas populações, com alegria e oração.
Estas duas localidades não têm igreja ou capela. Foi numa garagem e numa sala da comissão de moradores, cedidas para o efeito, que as comunidades se reuniram e celebraram a sua fé. Azenha do Mar, vive da pesca e de algum turismo e é uma aldeia pequena, bastante concentrada, pois todos são vizinhos; Malavado, é mais interior, com campos extensos, vive da agricultura e as casas estão mais espalhadas. Aqui, mensalmente, celebra-se a Eucaristia, no balneário do campo de futebol; na Azenha, não há memória de qualquer serviço religioso, embora haja uma catequista que, em sua casa, vai ensinando os mais pequenos a conhecer o caminho de Jesus.

Depois do “porta a porta”, nos contactos com as pessoas, e da preparação dos locais onde permaneceram as imagens, deu-se início à semana das comunidades e da visita aos doentes. À noite, as pessoas acorriam às casas ou espaços de reunião e, em ambiente de festa e de reflexão, foram acolhendo os temas que, os Animadores, foram partilhando e desenvolvendo. O pároco, P. Abílio, e o P. Agostinho, por sua vez, visitavam os grupos que, à luz da Palavra de Deus, iam descobrindo as maravilhas de um Deus que é Pai, que nos deu o Seu Filho, que nos faz uma só família, a Igreja, de quem Maria é Mãe. Aos poucos, como os discípulos de Emaús, os corações foram aquecendo e descobrindo Aquele que ressuscitou e está vivo. Vários foram aqueles que adquiriram a Bíblia.
A oração diária – Laudes ou Vésperas, com Exposição do Santíssimo – feita na Comunidade de S. Teotónio, também ajudou a preparar o terreno e a rasgar caminhos. As comunidades foram crescendo e o ambiente foi de acolhimento, de alegria e de empenho.
Chegou o dia da Procissão de Velas. Na Azenha, foi novidade total, mas a motivação e participação parecia de quem já havia feito, muitas vezes, esta experiência. Foi lindo ver as crianças, as mães e os pescadores a rezar e a cantar à Senhora do Mar. O mesmo cenário se viveu no Malavado, embora aqui, anualmente, já se faça a procissão da Senhora das Missões.
O dia de domingo, foi o encontro das comunidades. Todos, com cartazes e cânticos se reuniram e partilharam o resultado da vivência dos grupos que se reuniram durante a semana. Foi a primeira vez que foi celebrada Eucaristia naqueles espaços, transformados em pequenas catedrais. “Um só coração e uma só alma” foi tónica comum e refrão repetido, quer no canto, quer na vontade de continuar as reuniões de reflexão.

Entrava-se na segunda semana. Os temas, aliados aos sinais, davam o mote para uma reflexão simples e para manter o clima de festa. O pastor diocesano, foi recebido na Azenha do Mar, onde visitou doentes, abençoou os barcos de pesca e seus ocupantes e conviveu com as famílias. À noite, presidiu á celebração das famílias, onde houve momentos dedicados aos casais presentes e aos seus filhos. Rezou com todos e em sinal de festa entregou às mães, uma flor. No dia seguinte, depois de ter celebrado Eucaristia no Centro de Dia na Zambujeira do Mar, dirigiu-se ao Malavado, foi ao encontro dos doentes, passou pelas casas onde decorreram os encontros das comunidades e partilhou a refeição com a população. À hora prevista, falou aos presentes, sobre a família, seus desafios e dificuldades.
Num lado e no outro, os temas “Deus fala-nos”, “Creio na Igreja”, “Creio no Espírito Santo” completaram as celebrações da segunda semana. A mensagem exposta foi transmitida pelo canto adequado, pelos sinais usados e pela doutrina apoiada na Palavra de Deus e nos ensinamentos da Igreja. No final de cada celebração era visível a alegria das pessoas, o desejo de continuar, a importância destes momentos.

Por fim, em celebração mariana, nos dois lugares de Missão, fez-se o encerramento, com a entrega da Medalha Milagrosa. De seguida, as comunidades acompanharam, em cortejo automóvel, as imagens até à igreja matriz de S. Teotónio, onde um grande grupo de fiéis as acolheu. Todos se uniram em prevê e acompanharam a Velada dos Escuteiros que preparou as promessas do dia seguinte.

A missão terminou, no sábado, com a realização do 2º Encontro Diocesano de Formação de Animadores e com a celebração do Sacramento da Confirmação. Foi uma celebração inter-paroquial com crismandos de S. Teotónio, Odemira e Sines. Foi um tempo de graça, de Pentecostes, de encontro com o Bom Pastor, que cuida do seu rebanho e nos impele a fazer como Ele faz!
P. Agostinho Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário