terça-feira, 29 de maio de 2012

Cercal: Mês de Maio, mês da Missão


Eixo entre o mar e a planície, marco de memória e de história, a Vila do Cercal do Alentejo, esteve em Missão Popular, de 13 a 27 de Maio. Por coincidência ou não, começou no grande dia da celebração das aparições de Fátima e terminou na solenidade do Pentecostes.

A Equipa Missionária foi constituída pelo diácono permanente José Inácio e sua esposa, Nélida, de S. Teotónio, pela Irmã Gorete, espiritana, e pelo P. Agostinho, vicentino, ambos membros do Centro Diocesano Missionário. É pároco, desde há treze anos, o P. José Pires Soares, que sempre acompanhou os Missionários. A equipa teve sempre uma mão cheia de colaboradores, desde a família Moreno, que a acolheu em sua casa, até às pessoas que a acompanharam na visita aos doentes ou partilharam refeições.
A acção da equipa abrangeu a vila do Cercal e estendeu-se pelas localidades da Sonega e da Aldeia do Cano, ambas distando cerca de 10 Km do centro.
Dadas as características da terra, da dificuldade de mobilização das pessoas, e de alguns constrangimentos, houve necessidade de adaptar o ritmo da Missão à realidade concreta. Não foi possível, desde início, criar e animar as Comunidades Familiares. Foi uma opção assumida pela Equipa e pelo pároco. Hoje, após os quinze dias deste tempo forte, há espaço e disponibilidade para que se dê início a várias comunidades, quer na Vila, quer nas Aldeias.
Mesmo sem as comunidades a equipa não parou. A rua foi local de encontro e de desafio; as casas dos doentes e famílias de idosos, foi espaço de missão. Todas as noites, as celebrações temáticas e os actos públicos, abriram caminho para a participação e para a procura. Instituições, escolas, locais de encontro, foram alvo de presença e áreas de intervenção.
Nem as temperaturas elevadíssimas, nem a agressividade do frio e do vento fizeram desmobilizar. As pessoas, simpáticas por natureza, cumprimentavam o senhor prior e os missionários. Os momentos celebrativos, tornaram-se motivo de conversa, nos cafés e ruas. A Missão estava a passar…


Presença do Bispo
D. António Vitalino, marcou este tempo forte com a sua presença: Visitou os Bombeiros e a Casa do Povo, dirigindo-lhes palavras de apreço pelo serviço prestado em favor da comunidade local; aos doentes, além da visita e da palavra amiga, levou a Santa Unção e o Viático. Prestando homenagem o anterior pároco do Cercal, P. Rui, junto da sua sepultura, rezou com a Equipa Missionária. Em dia de Pentecostes, presidiu à Eucaristia, e a partir da liturgia do dia, desafiou todos os presentes para a vivência da Missão, incentivando a concretização das Comunidades familiares e á dinamização da comunidade paroquial. Participou também no almoço de confraternização, num restaurante local.
Pela experiência destes dias, acreditamos que vai nascer uma equipa de visitadores de doentes, uma equipa de leitores e algumas comunidades. Para tal, está agendada uma reunião, dentro de uma semana, com o pároco, a equipa missionária e as boas vontades e disponibilidades nascidas da Missão. A força do Espírito faz milagres!
Para além da grande devoção a Maria, expressa na participação diária, na oração do terço e reforçada, na vivência da solene Procissão das Velas, houve celebrações muito vivas e interpelativas. Merece destaque, a celebração da Unção dos Doentes, na Eucaristia do domingo da Ascensão, tendo recebido este Sacramento um grande número de pessoas, que se preparam para tal. O pároco, com 82 anos, deu o exemplo, recebendo este Sacramento.
O Cercal, terra de Missão, vai continuar a caminhada agora iniciada. Há vontade, potencialidades e pessoas disponíveis. Não se pode deixar perder a força, o entusiasmo e a abertura que estes quinze dias permitiram viver nesta comunidade. Os rostos e olhares transformaram-se, o coração tornou-se mais acolhedor e a comunhão foi-se fortalecendo. Agora não se pode nem deve perder o ritmo!
Foi uma experiência salutar para todos, inclusivé, para a Equipa missionária. Trabalhou junta pela primeira vez e o facto de ter um diácono permanente e a sua esposa, trouxeram novidade e enriquecimento. Que Deus seja louvado e que outros possam disponibilizar-se para o serviço da Missão!
(Equipa Missionária - Cercal)

Sem comentários:

Enviar um comentário