terça-feira, 13 de novembro de 2012

Animação Missionária



“Encontramos o Messias!”



André, tendo permanecido com Jesus e aprendido com Ele muitas coisas, não escondeu o tesouro só para si mas correu depressa à procura do seu irmão Pedro, para o fazer participar da sua descoberta. Reparemos no que ele lhe disse: Encontramos o Messias! (Jo 1,41), ou seja, logo lhe revela o que aprendera em pouco tempo! Demonstra assim o valor do Mestre que o persuadira, bem como a aplicação e o zelo daqueles que, desde o princípio, já estavam atentos. Este modo de dizer e agir é próprio de quem deseja intensamente a sua vinda, espera Aquele que deveria vir do céu, exulta de alegria quando Ele se manifestou, e se apressa em comunicar aos outros a grande Notícia.
 André, não se julgando capaz de explicar tudo, conduziu o irmão à própria fonte da luz, tão contente e pressuroso, que não duvidou sequer um momento.
Tudo isto, a propósito da Missão Popular em Vila Nova de anto André. Uma semana passou: a missão está na rua, as comunidades reuniram, as escolas e os doentes foram visitados. Alguns destes, acolheram em suas casas o Bispo da Diocese que os confortou com a sua presença e palavra e com os sacramentos da Unção dos Doentes e da Eucaristia. Também os crismados e crismandos e os jovens tiveram os seus encontros com o Bispo e os missionários, não faltando ainda o convívio de S. Martinho, aberto a toda a comunidade.

Celebração da Comunidade de comunidades
Se o Domingo é, por excelência, o dia do encontro da comunidade, na igreja de santa Maria, viveu-se um momento muito vivo e profundo. As nove assembleias, na partilha e no ofertório, não só partilharam a sua vivência de encontro e reflexão durante a semana, mas fizeram-no de uma muito expressiva e intensa. Os nomes escolhidos, os símbolos apresentados e os testemunhos mostraram a caminhada feita nas quatro noites de encontro.
“Em cada Despertar, como Peregrinos e Sentinelas, envolvidos pelo calor do Sol Nascente e da Teia da Fé, alimentados pelos frutos da Seara e da Videira, seremosPedras Vivas e construtores da Paz”, é síntese, compromisso e desafio para as todas e cada uma das assembleias, para todo o povo de Deus, disperso em todos os bairros e proveniente das trinta e cinco nacionalidades, radicadas nesta paróquia de Santo André e das suas comunidades circundantes.
(Nota: As palavras em negrito são os nomes de todas as comunidades)
P. Agostinho Sousa
CDM/BEJA

Sem comentários:

Enviar um comentário