segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Santo André - Povo em caminhada



Santo André - Povo em caminhada



Partindo dos espaços exteriores da Igreja de Santa Maria - Vila Nova de Santo André, o povo de Deus reuniu-se e com o círio Pascal à sua frente deu início à vigília missionária do arciprestado de Santiago do Cacém. Os sinais alusivos à caminhada a percorrer nesta noite – um globo envolvido por faixas de várias cores e a barca – foram colocados em lugar de destaque, tornando presentes o Ano da Fé e a universalidade da evangelização.

A celebração, participada por algumas dezenas de pessoas de Santo André e de outros pontos do arciprestado, teve como texto base, a parábola do semeador. A proclamação e posterior reflexão apoiada por um powerpoint, desafiou os ouvintes a uma atitude efectiva de abertura à Palavra. Escutada, reflectida e assumida, a boa semente tem que ser partilhada. A leitura de Isaías, neste contexto e no contexto de início da Missão, deixava a pergunta no ar: “A quem hei-de enviar?”. A resposta do profeta, generosa e decidida “Eis-me aqui, podeis enviar-me!” tornou-se interpelativa e desafiante.

O testemunho da Irmã Celina Fraga, concretizou, na primeira pessoa, a escuta da palavra e a resposta pronta na entrega a Deus e aos irmãos, quer em Portugal, quer em Angola. A mensagem que no final foi entregue a todos, tornou-se anúncio e envio em missão.

Esta vigília missionária arciprestal foi a sexta e última na dinâmica proposta para o mês de Outubro. Foram momentos assumidos pelos grupos reunidos nos vários lugares e vividos com intensidade. Como experiência orante, a nível arciprestal, foram tempos fortes que devem ser continuados e incentivados para alargar horizontes e, como povo em caminhada, assumirmos cada vez mais, a nossa matriz missionária.



Chegou o dia


Vila Nova de Santo André viu chegar o dia da abertura da Missão Popular. Desde o início de Maio que a comunidade começou a preparar-se para este momento forte de evangelização. O pároco, P. António Novais, e uma equipa de colaboradores, através de vários meios e modos, foram preparando o terreno e procuraram encontrar locais e animadores para as assembleias familiares.

No passado domingo, na Eucaristia dominical, deu-se o envio dos missionários vindos de fora – padres Álvaro e Agostinho, irmãs Celina e Gorete e a leiga Joaquina Dias – bem como dos animadores e donos das casas. Após a escuta e reflexão da Palavra de Deus do XXXI domingo comum, fez-se a profissão de fé e invocação do Espírito Santo, e foi dada a cada missionário uma cruz, símbolo do envio.

O ofertório solene, com sinais e dons, ajudou a assembleia a interiorizar a mensagem e, também ela, a sentir-se enviada em nome do Senhor.

Á tarde, os missionários e o grupo dos animadores, tiveram um encontro de formação para preparar os temas que as assembleias familiares vão reflectir ao longo da semana: “A religião preocupa-nos?”, “Jesus, o Redentor”, “Nós, que acreditamos em Jesus, formamos uma grande família” e “Maria, Mãe da Igreja”. Ao longo de quatro noites, onze assembleias, abrem as portas para encontros de reflexão, partilha e comunhão.



“Ano da Fé e Missão”

Realizar-se-á, no dia 17 de Novembro, um sábado, das 10h00 às 17h00, o 5º Encontro de Formação para Animadores da comunidade. Integrado na Missão de Santo André, este tempo de formação, destina-se a todos aqueles que, nas suas paróquias e comunidades, assumiram a missão de animar grandes e pequenos, na catequese e em outros serviços, e querem aprofundar a sua fé para melhor servir. É um encontro de âmbito diocesano, com o tema “Ano da Fé e Missão” e que será orientado pelo Vigário Geral da diocese de Beja, Cónego António Domingos Pereira.

Encontrar-se com os outros, fazer caminho juntos, sentir-se a necessidade de crescer em sabedoria para melhor servir, são motivos importantes que devem levar à participação nestas acções de formação. O apelo e proposta estão feitos. Agora, falta responder.

Que todos se sintam desafiados a fazer a experiência de encontro, de descoberta, de missão!



P. Agostinho Sousa

CDM/Beja


Sem comentários:

Enviar um comentário