domingo, 11 de novembro de 2012

Uma nova paróquia se prepara para a Missão




A paróquia de Santo António de Vale de Água, do concelho de Santiago do Cacém, mesmo tendo nos três últimos anos, em Agosto, uma acção missionária promovida pela Equipa d’África, começou a preparar-se para o tempo forte de uma Missão Popular. Esta está calendarizada para a primeira quinzena de Maio. De 5 a 19, uma equipa de missionários, virá ao encontro da população de Vale de Água que, a exemplo das paróquias vizinhas de Abela e de S. Domingos, viverá um momento de aprofundamento da fé e de compromisso e de empenho na comunidade.

Foi na tarde do domingo, dia 11 de Novembro, na Eucaristia dominical que o P. Álvaro Cunha, missionário vicentino, fez o anúncio da Missão Popular. Após este encontro com o Senhor, o padre Álvaro e o pároco, P. Pedro Guimarães, da comunidade sacerdotal vicentina de Santiago do Cacém, reuniram-se com as pessoas que normalmente participam na Eucaristia, dando-lhes a conhecer o que é a Missão e o caminho que tem que ser feito nestes próximos seis meses de pré-missão. A Missão é uma das opções do plano pastoral da unidade pastoral de Santiago do Cacém. Tem como objectivo, conforme convocatória do pároco, “dinamizar, comprometer e renovar a paróquia”.

A história
Perceber a história da Paróquia de Vale de Água implica, necessariamente, perceber a evolução da freguesia. Trata-se de uma freguesia integrada no Litoral Alentejano e que foi criada a 12 de Julho de 1997, resultado da divisão da freguesia de S. Domingos. Tem características essencialmente rurais e situa-se entre as freguesias de S. Domingos e Cercal do Alentejo. Das onze freguesias do concelho de Santiago do Cacém, Vale de Água é a mais recente. Fazem parte desta freguesia as localidades de Vale de Água, Vale das Éguas e Foros do Corujo, ocupando esta uma área de 80,06 km2 e com uma população de 615 habitantes (2011).

Vale de Água pertenceu sempre a S. Domingos. Com a criação da freguesia em 1997, despertou na população a aspiração de ser também paróquia. Deram-se os primeiros passos nesse sentido ainda com o Pe. José Pires Soares, como Pároco.
Assistida inicialmente a partir de Alvalade, depois a partir de Santiago do Cacém, a comunidade cristã de Vale de Água cedo se preocupou com ter o seu lugar de culto próprio. Chefiados pela Gertrudes Realista, com a colaboração de toda a gente, inaugurou-se a igreja em 13 de Maio de 1989, dedicada a Santo António. A seguir veio o projecto e a concretização da Casa Mortuária, construída com o apoio da CCR, sendo Pároco da Zona o Pe António Teixeira. Estava concluída em 1997.
Vale de Água foi a última Paróquia da Diocese de Beja a ser criada, em 04 de Outubro de 2003.

Unidade Pastoral de Santiago do Cacém

 P. Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário