quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Santo André acolhe Missão




A paróquia e cidade de Santo André, do Arciprestado e concelho de Santiago do Cacém, recebeu e acolheu o anúncio da Missão Popular a 6 de Maio. A partir de 04 de Novembro até 18, viverá este tempo forte da Missão, contando com a presença da equipa missionária, composta pelos padres Álvaro Cunha e Agostinho, pela Irmã Gorete, Missionária do Espírito Santo, da Zambujeira do Mar, pela Irmã Celina, da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, de Colos e pela leiga Joaquina Dias, de Santa Luzia e membro do Centro Diocesano Missionário.
Esta desafio missionário, vai ser um acontecimento forte para as gentes de Santo André, seus bairros e localidades, neste Ano da Fé e de Sínodo Diocesano. O anúncio, foi feito, pelo responsável pela Animação Missionária da Diocese, P. Agostinho Sousa que, nas eucaristias dominicais convidou para uma oração mais intensa. Ao longo dos meses acompanhou a preparação que se fez a nível pessoal e comunitário. Já aconteceram seis reuniões, com a presença de muitas pessoas (animadores e grupo de apoio) e do Pároco, P. António Novais. Nestes encontros, para além da partilha da Palavra, foi explicado o que é a Missão Popular e o caminho a ser feito neste tempo de intensa e cuidada renovação.
A Paróquia é relativamente nova. Nas últimas décadas teve como párocos uma comunidade de padres Jesuítas. Desde há 3 anos, o P. António Novais, assumiu a paroquialidade de Santo André, estando à frente desta comunidade e dos variados serviços que foram nascendo como resposta às necessidades da população: Centro de Dia, o Ninho (obra que acolhe jovens), o jornal “O Leme” e outras. Na paróquia vive uma comunidade das Franciscanas Missionárias de Maria.

Vigília Missionária de Oração
Como vem acontecendo em todos os Arciprestados da diocese de Beja, desde 29 de Setembro, aos sábados, em lugares escolhidos, foram feitas Vigílias missionárias de oração. O arciprestado de Santiago do Cacém, ficou para o fim e fez coincidir este tempo de oração com o início da Missão Popular. Assim, a três de Novembro, na igreja de Santa Maria, em Santo André, vai acontecer este momento de comunhão e oração, com a presença da equipa missionária e das pessoas das várias paróquias que compõem este arciprestado. A estes, mais uma vez, se juntará um leque grande de gente que, em vários lugares, rezará por esta Missão.
Não é a primeira vez que esta grande cidade vive um momento forte de Missão. Dos anos setenta até hoje, esta será a quarta missão. Com as características de ser uma cidade, formada por bairros distintos e com prédios de vários andares, com uma grande diversidade de áreas a missionar (urbe e alguns lugares, nos arredores), com uma variedade grande de proveniência das pessoas, com horários de turno, além do trabalho intenso dos missionários, esta acção de evangelização exige a presença orante de todos.

Vila Nova de Santo André
É uma cidade portuguesa do concelho de Santiago do Cacém, na região doAlentejo e na sub-região do Alentejo Litoral com 74,32 km² de área e 10 647 habitantes (2011) e com uma densidade de população na ordem dos 143,3 hab/km². Foi elevada a cidade em 26 de Agosto de 2003, sob o nome de Vila Nova de Santo André, permanecendo inserida no município de Santiago de Cacém. Vila Nova de Santo André fica a 12 km de Santiago do Cacém e a 15 km de Sines. A ocupação desta freguesia remonta ao tempo do neolítico como o atestam os materiais arqueológicos recolhidos no lugar do Areal. A idade do Bronze também deixou vestígios de ocupação nas Casas Novas e Cerradinha, margem Este da lagoa de Santo André.
Com o terramoto de 1755, a freguesia "padeceu muita ruína", especialmente nas casas dos moradores, na residência do pároco e na própria igreja, que ficou por consertar até princípio do primeiro quartel do século XIX.
Por volta de 1855 pescadores de Ílhavo e respectivas famílias chegaram à Costa de Santo André, "no recenseamento da população do ano de 1863, existiam na praia de Santo André 6 fogos com um total de 18 pessoas. A lagoa continuou arrendada a particulares até ao ano de 1975, após esta data passa para a gestão do Gabinete da Área de Sines.

Cidade e zonas urbanas
A cidade de Vila Nova de Santo André, que só recentemente tomou a capitalidade da freguesia, não corresponde à antiga aldeia ainda existente e pujante: o burgo original dista 3 quilómetros do austero núcleo urbano criado nos anos 1970 num antigo pinhal.
A nova urbe, que até 1991 não tinha sequer existência administrada como freguesia, é, efectivamente, uma mancha urbana isolada com características de arredor metropolitano de Sines, implantada em plena zona semi-rural alentejana, predominantemente constituída por residentes com forte ligação à cidade industrial de Sines. Foi inicialmente pensada para 100.000 habitantes, criada de raiz para servir de dormitório ao complexo industrial de Sines. A antiga povoação matriz é muitas vezes denominada de Aldeia de Santo André, retroactiva e informalmente, para evitar confusão de nomes. Tem como áreas urbanas Costa de Santo André,Aldeia de Santo AndréGizBrescosDeixa-o-RestoAzinhal.
É esta a história e o terreno da Missão. Mãos à obra e que o Espírito Santo a todos ilumine e fortaleça com a sua presença!

P. Agostinho
CDM/Beja


Sem comentários:

Enviar um comentário