segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Missão por montes e mares



Depois do anúncio feito em Abril, aquando da Missão no Malavado e na Azenha do Mar (paróquia de S. Teotónio), as comunidades do Cavaleiro (localidade do cabo Sardão) e da Fataca, da mesma paróquia preparam-se para a Missão Popular. Nos meses de Setembro e Outubro, o grupo de animação missionária, formado por mais de uma dezena de pessoas, continuou a sua formação e já calendarizou os passos a dar até ao início da Missão. Cada uma das duas equipas que é constituída por cinco ou seis pessoas (sacerdote ou diácono permanente, missionárias espiritanas e leigos), começou o trabalho intenso e difícil do anúncio, porta a porta, da Missão.
O Cavaleiro é uma pequena povoação pertencente à freguesia de S.Teotónio, concelho de Odemira. As actividades económicas principais nesta região são: a agricultura, pecuária, pescas e mais recentemente o turismo.
Se a tarefa, nos aglomerados habitacionais é mais fácil, no que diz respeito aos ‘montes’, o contacto torna-se mais difícil pois há distâncias a vencer enão se deixar atemorizar com os ‘guardas’ da casa que não se calam e podem morder. Em reuniões havidas no início e meados de Outubro, com a presença do responsável diocesano das Missões, fez-se a calendarização das acções a desenvolver. Além das assembleias familiares e das celebrações comunitárias, a vertente da catequese nos montes e casais distantes é uma opção prioritária. Há famílias que vivem longe, com dificuldade em se deslocar à aldeia, à noite. Assim, durante o dia, as equipas missionárias marcarão encontro familiar, levando a mensagem de Jesus, a todos os que abrirem as suas portas.
Cavaleiro, desde 10 de Junho de 2005, tem a sua igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, fará a festa da padroeira, a encerrar a Missão. No início, a bênção da nova imagem da Imaculada, mobilizará a população residente e acompanhará os trabalhos da Missão, com a sua protecção e o seu exemplo de missionária e visitadora, ao levar Jesus ao encontro dos seus familiares Isabel e Zacarias, residentes nos montes da Judeia. 

Grupo Missionário de S. Teotónio
15OUT

Sem comentários:

Enviar um comentário