quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Missão Penamaior




Iniciou-se no domingo, dia 30 de Setembro, a Missão Popular Vicentina em Penamaior, freguesia do concelho de Paços de Ferreira. A celebração foi presidida pelo senhor Bispo auxiliar do Porto, D. Pio, que veio administrar o sacramento do Crisma a 29 jovens da comunidade, e foi concelebrada pelos senhores Padres Adolfo, pároco, Álvaro, visitador, e Pereira, missionário.

O senhor Bispo fez o envio dos Missionários, dos Animadores e da Equipa responsável, impondo-lhes a cruz da missão e na paróquia foram constituídas 12 comunidades envolvendo diariamente uma média de 320 pessoas.

A equipa missionária constituída pelo Padre Pereira, CM, pela irmã Maria Adélia Laranjeira, FC, e pelos leigos Manuel e Henriqueta Varela, CMV, visitaram todos dias as comunidades acompanhados por um elemento da equipa responsável.

Na primeira semana, de manhã, o missionário celebrava a Eucaristia com Laudes integradas, participada por muitos paroquianos. De tarde, visitavam-se os doentes e idosos, o Centro de dia e as escolas. À noite, era a vez das comunidades. A paróquia estava aberta à missão. Houve uma criança que convidada pelos missionários a ser ele mesmo missionário respondeu prontamente ao apelo, prontificando-se todos os dias a percorrer a aldeia a convidar os moradores a participar nas assembleias familiares. No momento do testemunho da comunidade, esta confirmou que a criança não tinha faltado ao prometido e que não faltara à comunidade.

No sábado às 20,30 horas foi a celebração com todas as comunidades. A Igreja foi pequena para conter tanto povo, que veio cantando desde a casa onde se reuniu até à Igreja. Cada comunidade entrou a cantar e partilhou a sua vivência. Dois testemunhos: «A comunidade de Santa Marinha, escolheu o nome Fonte Viva, para demonstrar que Deus vive dentro de nossos corações. Pretendemos da fonte que é Jesus alcançar a água viva, que Ele ofereceu á samaritana, para saciar a nossa sede física e espiritual. No decorrer das reuniões todos participamos e interagimos como uma família. Falamos de Jesus, nosso maior amigo; de Maria Sua mãe, a estrela da Nova Evangelização; e da importância da oração. Esta iniciativa, permitiu-nos enriquecer e aprofundar a nossa fé como cristãos, ligarmo-nos uns aos outros e ao Senhor, pois sem Ele nada somos e nada podemos. Pedimos Senhor que nos conceda, mais oportunidades como esta, para que nos permitam, aumentar cada vez mais a nossa fé para sermos melhores cristãos, olhando mais para as necessidades dos nossos irmãos e a entregarmo-nos a Deus Nosso Senhor sem reservas. Dá-nos Senhor, da Tua água, mata a nossa sede e, torna-nos nascente para a vida eterna».

«Foi com alegria que aceitei o convite feito há alguns meses atrás para participar nesta missão. Mesmo sem saber muito bem para o que estava a ser convidada aceitei de imediato. Os meses foram passando e eis que se aproxima o início da missão, começam a surgir as primeiras dúvidas. Será que fiz bem em ter aceitado? Será que estou preparada? Hoje digo, ainda bem que aceitei e participei nesta missão. Quero agradecer á minha comunidade pois sem eles a minha, a nossa caminhada não teria sido possível. Tenho a certeza que hoje, no final desta primeira semana de missão, todos nós sentimos o nosso coração cheio de alegria e fé. Sem dúvida, que nos sentimos mais unidos… Unidos sim. Quando nos foi proposto apresentar um nome para a comunidade não existiram dúvidas que a nossa comunidade seria a “comunidade da união”. Conseguimos partilhar a nossa fé, estar mais próximos de Jesus Cristo e sem dúvida sentimo-nos unidos».
Na segunda semana, de manhã, rezavam-se as Laudes. Seguiam-se as visitas aos doentes e terminava-se o dia com as celebrações temáticas. Segunda-feira valorizou-se a AGUA. Um dos animadores fez um poço, e dois leitores leram o evangelho da samaritana. Na terça-feira com tema LUZ, e com uma procissão de velas até ao cemitério, quisemos associar aqueles que, fazendo parte do povo de Deus da paróquia, nos precederam na fé e já descansam em Deus

Na manhã da quarta-feira celebrou-se no auditório do Centro de dia a eucaristia com unção dos doentes, aberta a toda a comunidade. À noite, o tema foi o FOGO e houve a celebração da reconciliação, na qual participaram mais três sacerdotes que vieram para ajudar neste serviço. Na quinta-feira enalteceu-se a palavra Bíblica e na sexta, dia 12 de Outubro, a figura foi Maria Estrela da Evangelização e fez-se uma procissão das velas até ao cruzeiro.

Nos dois sábados, durante o dia, a irmã Maria Adélia reuniu com as crianças e jovens envolvendo uma média de 300. No último sábado á noite celebrou-se a Festa da Família, tendo 76 casais feito a sua renovação do compromisso matrimonial. Para encerrar a missão colocou-se uma cruz no interior da Igreja feita pelos paroquianos. No domingo a celebração foi para a abertura da catequese paroquial.

Em mês missionário, por excelência, a comunidade paroquial de Penamaior, correspondeu aos apelos feitos e as assembleias familiares vão continuar a reunir-se para que, com toda a Igreja universal, vivam o Ano da Fé, na reflexão e no testemunho de vida.

Henriqueta Varela

Sem comentários:

Enviar um comentário