segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Anúncio da Missão em Odemira e Boavista dos Pinheiros




No contexto do Dia das Missões e da dinâmica missionária da Diocese, as paróquias de Odemira e suas localidades vão viver um momento forte de Missão: em Odemira será de 10 a 24 de Março e em Boavista dos Pinheiros, de 05 a 19 de Maio.
Nas Eucaristias foi feito o Anúncio deste momento de graça. Num e noutro local, a Assembleia acolheu a mensagem, rezou pela Missão e, em encontros separados, reuniu-se para conhecer melhor o caminho a fazer, o terreno a desbravar, a dinâmica a imprimir, quer neste tempo intenso de preparação que antecede os quinze dias da missão, quer na vivência da pós-missão.
A equipa responsável, os animadores das assembleias, os donos das casas, os visitadores são elementos importantes neste tempo de preparação e por isso ficaram marcados mais cinco encontros para formação, com várias temáticas: o que é a Missão, os ministérios na comunidade do Novo Testamento; a Igreja, comunhão e ministérios; a Missão, seus ministros e ministérios; o Animador, ministro da Palavra. Além da formação, haverá um grande caminho a fazer, desde a divulgação porta a porta à calendarização de acções concretas nas várias áreas e para as diferentes idades ou compromissos.
O dia das Missões, nas paróquias de Santa Maria e do Salvador e na comunidade da Boavista dos Pinheiros foi um dia marcante, cheio de desafios e propostas. A oração pessoal e comunitária, a disponibilidade e entrega de todos farão com que, por terras do rio Mira, se torne bem visível o lema deste dia: “Vive a Missão, transmite a Fé!”

Vigília Missionária
Muitas dezenas de pessoas, das paróquias da vila de Odemira, mas também de S. Teotónio, Colos, Sabóia e de outras localidades próximas, responderam ao apelo lançado pelo Centro Diocesano Missionário e a propósito do Anúncio da Missão Popular, e no contexto do Dia Mundial das Missões, e com muitos homens e mulheres do mundo inteiro, estiveram em comunhão de reflexão e oração, pela missão e pelos missionários. A luz, a Palavra, a tenda, a barca, a água, as cores, o canto, o silêncio, os testemunhos foram sinal e símbolo de uma só fé no mesmo Senhor, que a todos ama e envia.
No final, após a bênção dada pelo Arcipreste, foi entregue a todos, como sinal de envio, uma mensagem, um pequeno papiro, com frases da mensagem de Bento XVI e com um apelo insistente: “Sê missionário, espalha a Boa Nova”! Depois de lida e assimilada a mensagem, cada um ficou mandatado para a entregar este papiro a outra pessoa que, por sua vez, a transmitia a mais pessoas. Era uma pequena chama a iluminar mais corações, mais vidas.
Clara Zacarias

Sem comentários:

Enviar um comentário