terça-feira, 29 de maio de 2012

3º Encontro de Formação de Animadores da Comunidade


Na sequência dos encontros em Santiago de Cacém e em S. Teotónio, aconteceu no Cercal, mais um tempo de formação para Animadores. Foi no salão da Casa do Povo, no dia 26, último sábado da Missão Popular. O tema que preencheu este dia foi “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", Exortação apostólica de Bento XVI - Sínodo sobre a Palavra. Orientou esta formação o P. Álvaro Cunha, Provincial dos Padres Vicentinos. Participaram na reunião, animadores provenientes de Beja, Grândola, Minas do Lousal, Mértola, Sabóia, Colos, Santa Luzia, S. Teotónio e Cercal. Ao todo, trinta e cinco animadores.
Após a oração da manhã, orientada pela Irmã Celina, o conferencista, ao longo do dia, percorreu as páginas da exortação apostólica, nas suas três partes (Verbum Dei, Verbum in Ecclesia e Verbum in mundo). A assembleia, de forma interventiva, foi manifestando a sua adesão aos ensinamentos do documento, tendo-se notado um especial interesse, aquando da exposição sobre a parte prática. Chegou-se à conclusão que há um caminho grande a percorrer para pôr em prática o resultado do Sínodo sobre a Palavra, para a tornar mais vida e mais viva. A Palavra deve ter um lugar privilegiado na vida das pessoas, para que se tornem intrumentos dessa Palavra, na Comunidade e na vida do mundo.
Além do estudo dos documentos da Igreja, estes encontros servem para a partilha, a permuta, a descoberta, e também para o enriquecimento pessoal e das comunidades. De salientar, a presença significativa da zona de Mértola que, para além de ter feito uma caminhada de oração com as crianças da catequese pela Missão do Cercal, não temeu as distâncias, e com o seu pároco, uma vez mais, participou num encontro de formação.

Castro Verde: “Como Eu vos fiz fazei vós também”
É propósito do Centro Diocesano Missionário/Beja continuar a formação de Animadores. Além dos encontros previstos no final de cada Missão, também serão promovidos tempos  de formação em outros locais.
O 4º Encontro, realizar-se-à a 30 de Junho, sábado, das 15h00 às 18h00, na Igreja da Misericórdia de Castro Verde. Destina-se aos Animadores (catequistas, leitores, ministros da comunhão, responsáveis de grupos) do Arciprestado de Almodôvar, mas está aberto a todos aqueles que tenham um coração missionário. O tema será a Carta dos Bispos portugueses “Para um rosto missionário da Igreja, em Portugal – Como Eu vos fiz fazei vós também”.
Todos os que têm participado nos encontros anteriores manifestam a sua alegria pela riqueza dos mesmos e sentem-se desafiados a continuar este caminho de formação. Em Castro Verde, acontece mais uma proposta. Esperamos que seja acolhida. Todos são bem-vindos!

(Centro Diocesano Missionário/Beja)


MINI-MISSÃO EM ARNOIA


1.Local da missão. Passou um ano sobre a missão popular de Arnoia, paróquia do Concelho de Celorico de Basto, em zona bonita mas acidentada e montanhosa, obrigando a percorrer grandes distâncias de um lugar para outro. À igreja paroquial, integrada num antigo mosteiro de S. Bento, juntam-se mais três centros de culto, sendo um deles espaço de catequese, juntamente com o centro paroquial.

2.Agentes da missão. Esta mini-missão teve como agentes missionários o P. Pereira, de Santa Quitéria (Felgueiras), o P. Carlos Moura, do Porto, o Sr. Manuel, de Barrosas (Felgueiras), e a Irene, de Lousada. Da equipa do ano passado prescindiu-se da Irmã Dora e da Henriqueta, por não se julgar necessário. Tal como no ano passado, o nosso alojamento deveu-se à senhora Leninha (Helena) que fez questão de nos receber de novo no seu turismo de habitação.

3.Data da missão. Este trabalho de evangelização teve início no dia 8 de Maio e findou no domingo seguinte, dia 13, deste ano 2012.

4.Trabalhos da missão. As comunidades reuniram quatro noites. Durante um ano que passou, vários grupos ficaram pelo caminho ou juntaram-se a outros próximos: funcionaram e funcionam sete comunidades, incluindo a da Santa Casa da Misericórdia, anexa à igreja. De salas e espaços mais nobres, embora caseiros, deslocaram-se para capelas e garagens.
Todos os dias, em cada manhã, a equipa missionária dividia-se em duas para celebrar a eucaristia em dois locais distintos. Toda a paróquia foi convocada para uma eucaristia e procissão de velas, no sábado à noite, dia 12 de Maio. No domingo teve lugar a eucaristia de encerramento, com algum relevo para as comunidades.
Nos dois lugares da catequese houve encontro para todos os catequizandos e catequistas, com a orientação e mestria do P. Pereira e a colaboração da equipa missionária. Do pároco veio este recado: “dêem-lhes um puxão de orelhas” porque às vezes faltam, embora reconhecendo que a culpa é sobretudo dos pais.
Os doentes e idosos, cada vez em maior número, tanto em suas casas como no Lar, ocuparam-nos muitas horas na administração dos sacramentos da Confissão, Comunhão e (no Lar) Santa Unção.

5.Nota final do autor. Fomos muito ajudados pelo pároco, P. Armandino, e por uma excelente equipa de leigos, muito unida e comprometida. A chama da missão (do ano passado) não se apagou, apenas ficou a brilhar menos. Tentámos reavivá-la nestes dias, para que a igreja local continue a ser evangelizada e evangelizadora. O grupo coral (de jovens) continua renitente à admissão de adultos, evitando que o coro se torne mais plural e paroquial, e mais variado no seu repertório.
O empenho persistente do pároco e do grupo de leigos, seus colaboradores, não deixará morrer a chama que arde, ainda que os cristãos (ditos praticantes) se tornem minoria, contanto que sejam fermento e sal (minoria) na massa e na comida (maioria). Assim seja.

                      P. Carlos Moura, C.M.

Cercal: Mês de Maio, mês da Missão


Eixo entre o mar e a planície, marco de memória e de história, a Vila do Cercal do Alentejo, esteve em Missão Popular, de 13 a 27 de Maio. Por coincidência ou não, começou no grande dia da celebração das aparições de Fátima e terminou na solenidade do Pentecostes.

A Equipa Missionária foi constituída pelo diácono permanente José Inácio e sua esposa, Nélida, de S. Teotónio, pela Irmã Gorete, espiritana, e pelo P. Agostinho, vicentino, ambos membros do Centro Diocesano Missionário. É pároco, desde há treze anos, o P. José Pires Soares, que sempre acompanhou os Missionários. A equipa teve sempre uma mão cheia de colaboradores, desde a família Moreno, que a acolheu em sua casa, até às pessoas que a acompanharam na visita aos doentes ou partilharam refeições.
A acção da equipa abrangeu a vila do Cercal e estendeu-se pelas localidades da Sonega e da Aldeia do Cano, ambas distando cerca de 10 Km do centro.
Dadas as características da terra, da dificuldade de mobilização das pessoas, e de alguns constrangimentos, houve necessidade de adaptar o ritmo da Missão à realidade concreta. Não foi possível, desde início, criar e animar as Comunidades Familiares. Foi uma opção assumida pela Equipa e pelo pároco. Hoje, após os quinze dias deste tempo forte, há espaço e disponibilidade para que se dê início a várias comunidades, quer na Vila, quer nas Aldeias.
Mesmo sem as comunidades a equipa não parou. A rua foi local de encontro e de desafio; as casas dos doentes e famílias de idosos, foi espaço de missão. Todas as noites, as celebrações temáticas e os actos públicos, abriram caminho para a participação e para a procura. Instituições, escolas, locais de encontro, foram alvo de presença e áreas de intervenção.
Nem as temperaturas elevadíssimas, nem a agressividade do frio e do vento fizeram desmobilizar. As pessoas, simpáticas por natureza, cumprimentavam o senhor prior e os missionários. Os momentos celebrativos, tornaram-se motivo de conversa, nos cafés e ruas. A Missão estava a passar…


Presença do Bispo
D. António Vitalino, marcou este tempo forte com a sua presença: Visitou os Bombeiros e a Casa do Povo, dirigindo-lhes palavras de apreço pelo serviço prestado em favor da comunidade local; aos doentes, além da visita e da palavra amiga, levou a Santa Unção e o Viático. Prestando homenagem o anterior pároco do Cercal, P. Rui, junto da sua sepultura, rezou com a Equipa Missionária. Em dia de Pentecostes, presidiu à Eucaristia, e a partir da liturgia do dia, desafiou todos os presentes para a vivência da Missão, incentivando a concretização das Comunidades familiares e á dinamização da comunidade paroquial. Participou também no almoço de confraternização, num restaurante local.
Pela experiência destes dias, acreditamos que vai nascer uma equipa de visitadores de doentes, uma equipa de leitores e algumas comunidades. Para tal, está agendada uma reunião, dentro de uma semana, com o pároco, a equipa missionária e as boas vontades e disponibilidades nascidas da Missão. A força do Espírito faz milagres!
Para além da grande devoção a Maria, expressa na participação diária, na oração do terço e reforçada, na vivência da solene Procissão das Velas, houve celebrações muito vivas e interpelativas. Merece destaque, a celebração da Unção dos Doentes, na Eucaristia do domingo da Ascensão, tendo recebido este Sacramento um grande número de pessoas, que se preparam para tal. O pároco, com 82 anos, deu o exemplo, recebendo este Sacramento.
O Cercal, terra de Missão, vai continuar a caminhada agora iniciada. Há vontade, potencialidades e pessoas disponíveis. Não se pode deixar perder a força, o entusiasmo e a abertura que estes quinze dias permitiram viver nesta comunidade. Os rostos e olhares transformaram-se, o coração tornou-se mais acolhedor e a comunhão foi-se fortalecendo. Agora não se pode nem deve perder o ritmo!
Foi uma experiência salutar para todos, inclusivé, para a Equipa missionária. Trabalhou junta pela primeira vez e o facto de ter um diácono permanente e a sua esposa, trouxeram novidade e enriquecimento. Que Deus seja louvado e que outros possam disponibilizar-se para o serviço da Missão!
(Equipa Missionária - Cercal)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Revitalização da Missão em Abela e S. Domingos


Passados quase dois anos depois da Missão Popular, as Comunidades de Abela e S. Domingos, de 6 a 13 de Maio, estão a celebrar a “Revitalização da Missão”. Mais do que recordar um tempo forte, esta semana, com um vasto programa, tem como finalidade ir ao encontro de todos, animar as Comunidades Familiares, ajudar a criar o gosto pela Palavra de Deus e a congregar as Famílias. Na Abela, começou com um “Terço vivo”, onde as crianças da catequese, catequistas, pais e a comunidade, se encontraram em oração. Um momento vivo e significativo para todos!
Do programa, fazem parte o encontro com as pessoas doentes, idosas e sozinhas, bem como a Festa das Famílias e da Comunidade. Para as crianças, foi escolhido o sábado, para um encontro alegre e formativo. A semana terminou com a Procissão de velas, no dia 12, pelas ruas destas povoações, onde houve vários pequenos altares, à porta de moradores, onde se fez uma meditação sobre a figura de Maria, mulher de fé e de compromisso.
Além destes momentos a comunidade de Abela, prepara-se para celebrar, no dia 19 de Maio, o centésimo aniversário do nascimento do seu antigo pároco, P. Hermano Lima.
Acompanhando o P. Pedro Guimarães, o P. Azevedo e o P. Agostinho, participam de forma activa, as missionárias leigas Arlete e Henriqueta, de Lisboa, as quais, numa e noutra comunidade, participaram no Tempo Forte da Missão.

Anúncio da Missão Popular em Santo André

Depois de S. Teotónio e do Cercal, a comunidade de Vila Nova de Santo André será a próxima vai acolher a Missão Popular de 4 a 18 de Novembro. No fim-de-semana de 5 e 6 de Maio, em reunião com a comunidade e nas Eucaristias dominicais (Bairro Azul, Aldeia de Sto André e Igreja de Santa Maria) foi feito o anúncio deste acontecimento missionário nesta grande e extensa paróquia e cidade. Todos foram convocados para a Missão. A comunidade entrou em trabalho missionário, criando disponibilidade interior para aceitar e viver o desafio do Evangelho: “Permanecei em Mim e dareis muito fruto e sereis meus discípulos”, foi a tónica dominante do Evangelho do dia. A proposta de Jesus, uma vez mais, se tornou presente nesta comunidade.
O pároco e coordenador do Secretariado Diocesano da Pastoral (SCAP), P. António Novais, que presidiu às Eucaristias, apelou a todos para um empenho efectivo de todos, para uma preparação intensa, pela oração e pela participação nos momentos de reflexão e programação da Missão.
Um grupo de peregrinos de Fátima, ao partir de Santo André, na manhã deste domingo, assumiu esta intenção, que colocará nas mãos de Santa Maria. Por sua vez, a comunidade, recebeu a “Oração da Missão”, que vai ser rezada diariamente.
O próximo encontro de preparação será dia 5 de Junho, destinado à equipa responsável, aos animadores e aos donos das casas.

FÓRUM DA PASTORAL - MISSÕES POPULARES


Após uma manhã passada a reflectir sobre o “Repensar da Igreja em Portugal”, a 30 de Abril, no Centro de Espiritualidade de Oleiros (Seminário de S. José), a Comissão das Missões reuniu para fazer uma partilha do trabalho missionário já realizado e o que está em agenda num futuro próximo. Estiveram presentes os padres Álvaro, Bruno, Moura, Jaime e Agostinho.

Actividades realizadas neste ano pastoral

- Formação: formação de animadores em Santiago de Cacém e S. Teotónio. Retiro dos colaboradores da Missão.
- Revitalização da Missão: Cerva, Limões e Alvadia; Tinhela; Mondim; Telões e Soutelo; S. Francisco da Serra e Ermidas-Sado, Alvalade.
 - Missões: Foros de Salvaterra, Mões, S. Teotónio, Cercal do Alentejo (para breve)

Actividades a fazer neste ano e nos próximos

- Revitalização da Missão: Abela e S. Domingos; Arnóia; Fornos de Algodres; Bilhó e Vilar de Ferreiros.

- Missões: Penamaior; Santo André; S. Teotónio; Granho; Glória do Ribatejo; Odemira; Boavista dos Pinheiros; Vale d’Água; Longomel; Marinhais; Sines; Muge; Porto Covo; Sabóia e Santa Cara a Velha.

Outras informações partilhadas
 - Tem-se tentado organizar no último sábado de cada Missão Popular um encontro vocacional conjuntamente com as Filhas da Caridade.
- Têm surgido vários voluntários para este trabalho da missão; a atividade missionária da nossa província tem sido partilhada regularmente na nossa página da internet e no blog das missões.
- O Pe Agostinho tem desenvolvido um trabalho muito interessante no campo das Missões com a colaboração das irmãs espiritanas na Diocese de Beja.
- A comissão das Missões recebeu 4 mil euros dos colaboradores da Missão. A este propósito partilharam-se e esclareceram-se dúvidas quanto à remuneração dos vários intervenientes na Missão Popular.
- Surgiu a ideia de incorporar na equipa ou comissão das Missões não apenas padres como é habitual, mas convidar leigos e as filhas da Caridade numa tentativa de trabalhar mais com a família vicentina.
- Deu-se a conhecer um encontro de formação a ter lugar na 3ª semana de Janeiro em Piacenza com o tema a versar sobre a evangelização e a transmissão da fé.
- Finalmente, abordou-se a possibilidade de nos candidatarmos, a nível da CM, a um apoio financeiro para a formação ligada às missões populares.
P’la Comissão das Missões,
P. Bruno Cunha