segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sabóia e Santa Clara-a-Velha em pré-Missão



Despois das alterações sofridas recentemente por causa da reestruturação do serviço de paroquialidade (o P. Júlio Lemos, além das comunidades de Sabóia e Santa Clara-a-Velha, assumiu a paróquia de S. Teotónio) e de apoio pastoral e religioso (as Irmãs Missionárias do Espírito Santo-Espiritanas, deslocaram-se de Zambujeira do Mar para Sabóia), esta zona sul do concelho de Odemira, recebeu o anúncio da Missão Popular.
Neste fim-de-semana, mais propriamente no sábado, a comunidade de Pereiras-Gare, na igreja dedicada a Nossa Senhora das Graças, celebrou a Eucaristia e no final, os presentes, partilharam a experiência da Missão Popular que aconteceu na década dos anos oitenta e que deu origem à edificação da igreja. Todos, a começar por um grupo de gente nova, se comprometeram a rezar bem como a levar a mensagem a outras pessoas que, por razões várias, não puderam comparecer.

Também a comunidade de Luzianes-Gare se congregou para a celebração dominical e para receber o anúncio da Missão. Aqui, mesmo não havendo ninguém que se recordasse de alguma missão em tempos idos, as pessoas mostraram-se disponíveis para a vivência deste momento de graça para a sua terra.
Na Igreja centenária de Santa Clara-a-Velha, no domingo, o sino tocou para anunciar a celebração do dia do Senhor. As pessoas congregaram-se para a Eucaristia. No final, houve tempo de partilha e de lançamento da missão. Era notório, a memória de uma experiência missionária. Recordaram-se cânticos, a visita da Senhora das Missões e algum material que o missionário ofereceu às pessoas. Foi belo recordar estes momentos! Com esquema idêntico, foi proposto o caminho a percorrer até ao próximo mês de Março, mais precisamente, de 9 a 23, data em que acontece a Missão.
A Paróquia de Sabóia, foi a última a receber a mensagem. Agora que vai acolher as Irmãs Espiritanas, a comunidade acolheu o repto e começa a fazer um novo caminho, consciente de que algo de novo vai acontecer. A Missão, agora anunciada, está na rua. Aqui, como nos outros lugares, lembrou-se o desafio permanente do Papa Francisco: “não pretendo uma igreja parada, mas uma Igreja missionária”. Com o pároco, foi acertado novo calendário de encontros, os quais ficaram marcados para o último fim-de-semana do mês de Outubro. A partir de agora, e nos próximos meses, as gentes destas comunidades - porque são os primeiros missionários - vão trabalhar mais afincadamente no acolhimento e na preparação deste tempo forte da Missão.


P. Agostinho Sousa, CM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário