segunda-feira, 30 de setembro de 2013

“Enviou-me a anunciar a Boa Nova aos pobres”

Estamos a começar o mês de Outubro. É um tempo com um grande cariz missionário não só porque abre com a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus mas também porque se celebra o dia Mundial das Missões, este ano a 20 de Outubro. Oração, reflexão, acções e jornadas missionárias são algumas das realizações que vão dando tonalidade missionária à vida das comunidades e que provocam uma maior incidência na dimensão missionária da Igreja.

Por coincidência ou não, nestas primeiras semanas, realizam-se três Missões Populares, em três dioceses diferentes. O espírito e o carisma de Vicente de Paulo continuam bem actuais. O lema que ele deixou aos Padres da Missão, o mesmo que percorre as páginas do Antigo Testamento (Isaías) e se tornou mais forte e presente na vida de Jesus de Nazaré (o Espírito do Senhor está sobre mim e enviou-me …Hoje cumpriu-se o que acabais de escutar), torna-se urgência no início da Igreja e, nos nossos dias, é a resposta concreta e forte para as ânsias e esperanças dos homens e mulheres deste nosso tempo.
Ele envia-nos para, sem medo, servir a causa do reino, para levar a Boa Nova, para ser Suas testemunhas (sede minhas testemunhas, em Jerusalém e em todas as nações).

- Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, diocese de Santarém

A Missão Popular na planície ribatejana acontece de 29 de Setembro a 13 de Outubro. A Eucaristia vespertina e Procissão em honra de S. Miguel, Arcanjo, padroeiro de Marinhais, foi o primeiro acto deste tempo forte de evangelização. A Eucaristia do Envio, tornou mais visível a força do Espírito Santo, o protagonista da Missão, que tocou o coração de muita gente que abriu as portas de suas casas para acolher as cerca de 20 comunidades, bem como dos Animadores que, à luz da Palavra de Deus vão fazer a experiência das primeiras comunidades.
Marinhais é uma paróquia que está confiada aos padres vicentinos, à comunidade de Salvaterra de Magos, e tem como responsável directo, o P. João Maria. A equipa missionária é constituída pelo P. Agostinho, pela Irmã Gorete, Missionária do Espírito Santo e pela Arlete, leiga missionária.

- Madalena, concelho de Chaves, diocese de Vila Real

Na mesma data, e mais a norte, em plena cidade de Chaves, acontece a Missão Popular na paróquia da Madalena. Confiada aos padres vicentinos há 2 anos e o pároco é P. José Alves. Depressa a paróquia sentiu-se desafiada a um tempo novo de evangelização. Além da sua área geográfica, envolveu mais alguns núcleos um pouco distantes do centro da cidade mas, também eles, ao cuidado pastoral deste sacerdote.
Após o tempo de preparação, constituíram-se 19 comunidades que vão funcionar em 4 dias, reflectindo, em conjunto, vários temas que ajudam a alimentar a fé, a viver a comunhão e a assumir compromissos na comunidade cristã.
Tendo em conta a mobilização para todas as idades, as próximas acções – Via Lucis, para adultos e largada de balões, para as crianças – levarão o anúncio às ruas e lugares. A frase “Vem à Missão, conhecer Jesus!” lançada nos balões, será um desafio e um convite para que ninguém fique indiferente e possa participar, nos dias seguintes, nas comunidades e nas celebrações da Missão.
A Equipa missionária é constituída pelo P. José Maria Pereira, CM, pela Irmã Conceição, Hospitaleira da Imaculada Conceição e pela Irmã Glória, Filha da Caridade.
- Arões – Concelho de Vale de Cambra, diocese de Viseu

Já na próxima semana, de dia 6 a 20 de Outubro, nova equipa entra ao serviço da Missão: os padres Álvaro Cunha e Fernando Soares e a leiga missionária, Célia.
Desde o anúncio, a comunidade de Arões, com o seu pároco, P. Eurico, assumiram a dinâmica da Missão e, em todas as reuniões, dezenas de pessoas foram reflectindo e, como resposta concreta, foram criando materiais para levar a todos o anúncio da Missão e para que todos fossem envolvidos por ela. Desse dinamismo criativo fomos dando nota em outros apontamentos. Nem o facto de ser uma comunidade dispersa intimidou os responsáveis locais; antes pelo contrário, exigiu esforço, disponibilidade e vontade para se fazer uma preparação cuidada e comprometida.

Três Missões Populares, em três dioceses, em ambientes diferentes. O mesmo Senhor nos envia e o Mesmo Espírito nos anima. Em comunhão, e ao jeito de Santa Teresinha, mesmo nas coisas pequenas coloquemos o Amor que tudo transforma e, como ela, façamos uma cadeia de oração pela Missão, pelos Missionários, pela Igreja.

P. Agostinho, Missão Popular Vicentina
e CDM/Beja


Sem comentários:

Enviar um comentário