quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Missão Popular em Marinhais



Na vila de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, diocese de Santarém, está a decorrer a Missão Popular que começou a 29 de Setembro, Festa do Padroeiro - S. Miguel Arcanjo, e terminará a 13 de Outubro, data da última aparição de Nossa Senhora de Fátima. Fazem parte da equipa o Pe. Agostinho, CM, a Ir. Gorete Correia, missionária do Espírito Santo, da diocese de Beja e Arlete Vieira, leiga missionária, de Lisboa.
Ao final da tarde de sábado, 28 de Setembro, fomos recebidos com muito carinho e amizade, pelo casal Barreira, também CMV, que presta um grande serviço à comunidade de Marinhais.

A Missão teve início antecipado na Eucaristia da Festa do Padroeiro, na antiga Capela de Marinhais. No final fez-se a procissão de velas, com a imagem de S. Miguel, que foi colocada na Igreja Nova. Nessa celebração, presidida pelo Pároco, Pe. João Maria e concelebrada pelo Pe. Agostinho, foi feita, a apresentação da equipa missionária. Durante o dia visitámos as várias escolas, os doentes, os inúmeros lares/casas de acolhimento e o Centro de Dia.
A primeira semana da missão foi dedicada às catequeses familiares nas 16 Comunidades onde eram partilhadas a Palavra de Deus e as experiências de fé de cada um dos presentes. Reuniam-se diariamente pelas 21h00.
No sábado à noite deu-se o grande Encontro da Comunidade de Comunidades. Todos participaram activamente e com muita alegria, fizeram a apresentação das vivências partilhadas nos quatro dias da comunidade. Cada um dos Grupos escolheu um nome e um símbolo que exprimiam as experiências de fé. Os mesmos grupos, à semelhança das primeiras comunidades recolheram bens alimentares que depositaram aos pés do altar, os quais foram entregues à Conferência de S. Vicente de Paulo que os distribuiu por mais de trinta famílias.
No dia seguinte teve lugar outra grande celebração: a Eucaristia, transmitida pela TVI. As comunidades participaram na Procissão de Entrada empunhando os seus cartazes. Esta presença deu uma tónica de festa e de testemunho, significada em duas frases – resumo, com o nome e a vivência de cada uma delas: “Em S. Miguel de Marinhais, na Missão Popular, homens e mulheres, Unidos em Cristo pela Amizade, pela Esperançae pela OraçãoPasso a Passo, como Caminhantes, foram chamados a dar Testemunho da fé e da Alegria, de serem Pedras Vivas da Igreja eMensageiros da Paz. A Partilha da Palavra de Deus fez nascer a consciência de que pelo baptismo, todos somos FermentoSal da Terra e Luz do mundo, construtores de uma comunidade Iluminada e geradora de mais Amor e Vida”.

Durante toda a Missão, a Rádio Marinhais transmite uma reflexão diária sobre este momento forte da vida desta Vila. Este meio de comunicação faz chegar a Missão a um auditório mais vasto. E foi a primeira semana!...
Irmã Gorete e Arlete, missionárias


Sem comentários:

Enviar um comentário