segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Missão em Marinhais

“Ide, sem medo servir!”

A segunda semana foi dedicada às celebrações temáticas. Todas as manhãs rezou-se a oração de Laudes, seguida da Exposição do Santíssimo. Para uma maior participação e vivência, os membros das Comunidades foram responsáveis pelas leituras, cenários alusivos aos vários temas e sinais e pela dinamização do canto. Não faltou criatividade e alegria.
No dia do tema a “Creio na Igreja”, tivemos a presença do Bispo, D. Manuel Pelino. Falou da importância preponderante das famílias, como igreja doméstica, na orientação catequética das crianças, e também, no compromisso que todos devemos assumir, como testemunhas credíveis do Senhor, fonte da Água Viva. Lembrou, ainda, a identidade missionária da Igreja e desafiou a que se dê lugar à acção do Espírito Santo na vida pessoal e comunitária, pois ele é a alma da Igreja, o protagonista da Missão.
Todas as celebrações, de modo particular, a da Palavra e a do Fogo, foram muito intensas e expressivas, prendendo as pessoas à mensagem que lhes era transmitida, pelos gestos e pelo silêncio.
Os doentes e idosos, além da visita dos missionários, reuniram-se no Centro de Dia da localidade. Muitos deles, em celebração festiva, receberam o Sacramento da Unção dos Doentes. O dia das famílias foi vivido com a presença de 16 casais que renovaram os seus compromissos matrimoniais. Além destes, a assembleia, com rostos de várias idades, recebeu a bênção das famílias e foi desafiada a viver ao jeito da Família de Nazaré. Por motivos de força maior (trabalho fora da Marinhais e doença, entre outros) algumas famílias (casais) não puderam estar presentes neste dia marcante.
O sábado foi dedicado a Maria, Mãe da Igreja e Estrela da evangelização. Foi distribuída a Medalha Milagrosa e a novena a Nossa Senhora das Graças. Em Marinhais, há duas Associações que tiveram origem nas manifestações da Rue du Bac, em 1830: A Juventude Mariana Vicentina e a Associação da Medalha Milagrosa.
No sábado, as crianças (mais de uma centena), acompanhadas pelos pais, deram início à catequese paroquial. A todos foi apresentada a Obra da Infância Missionária. De tarde, houve a reunião com os Animadores. Fez-se um balanço positivo da experiência das comunidades e a maioria manifestou-se animada e convicta de que as reuniões vão continuar, ao ritmo mensal. Apresentaram-se os temas da Caminhada que vai continuar a ser feita. Também se falou dos Colaboradores da Missão Vicentina, seus objectivos e modalidades de resposta.
No dia do encerramento, as comunidades marcaram presença e, na mesma Eucaristia, os catequistas fizeram o seu compromisso. Seguiu-se um almoço partilhado.
Além de apresentar a Carta Pastoral do Bispo diocesano “Cuidar da Fé, cuidar do homem” e as linhas de força para este novo ano pastoral, o pároco, Pe. João Maria, nunca se cansou de repetir e de fazer sentir a todos a importância da mensagem que o Papa Francisco dirigiu aos jovens: “Ide, sem medo servir!”
Desta forma clara e incisiva foi dado o mote para o tempo da pós-missão.

As Missionárias





Sem comentários:

Enviar um comentário