terça-feira, 29 de outubro de 2013

Anúncio da Missão Popular em Eiras - Chaves



Enquanto decorria a Missão Popular na paróquia da Madalena, o missionário, P. José Maria Pereira, deslocou-se à paróquia das Eiras e, no domingo, dia 6 de Outubro, fez o anúncio da Missão Popular. Este tempo de evangelização, pedido pelo pároco, P. José Augusto Alves, CM, vai decorrer nas três aldeias que compõem esta paróquia, entre os dias os dias 27 de Abril e 13 de Maio. A paróquia de Eiras pertence ao arciprestado de Chaves e à diocese de Vila Real, desde 22 de Abril de 1922. O seu orago é Nossa Senhora da Expectação.

Eiras foi uma freguesia portuguesa do concelho de Chaves, com 4,71 km² de área e 540 habitantes (2011). Foi extinta em 2013, no âmbito da reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de São Julião de Montenegro e Cela, para formar uma nova freguesia denominada União das freguesias de Eiras, S. Julião de Montenegro e Cela.


É constituída por 3 povoações de Eiras, Castelo e São Lourenço. Os seus terrenos férteis situados na veiga de Chaves, produzem abundantemente todos os géneros agrícolas da região, sendo de destacar as culturas de cereais, batata, legumes, frutas e bons vinhos de mesa.

O topónimo geográfico provém, possivelmente, dos eirados ou eiras existentes, locais estes destinados às operações de tratamento e recolha de cereais.

Um dos maiores pontos de interesse local é o miradouro de S. Lourenço, de onde se pode ver e até espantar em contemplação, toda a veiga de Chaves e a cidade de Chaves. Coisa digna de se ver, onde o verde sempre domina em primeiro plano e o azul das montanhas, ao longe, quase se confunde com o azul do céu ao entrar por terras de Barroso ou da Galiza.

Não se pode conhecer Chaves-cidade e Chaves-concelho sem se subir ao miradouro de S. Lourenço. Toda a freguesia é um miradouro sobre a cidade. Também da aldeia do Castelo, as vistas são fascinantes e, até dos pontos mais elevados das Eiras, o panorama da cidade e da veiga, têm o seu encanto.

A história remonta aos finais do Neolítico. Pelo menos, e principalmente em S. Lourenço e no Castelo,  é isso o que nos é indicado pelos achados de alguns artefactos pétreos ligados a esse período.

Logo por baixo da aldeia do Castelo começa a desenhar-se a aldeia das Eiras, sede da paróquia, onde se podem encontrar vários motivos de interesse. O mais visível é mesmo um pequeno e curioso (pela sua pequenez) cruzeiro no centro das Eiras. Pequeno, mas sem dúvida um dos mais bonitos cruzeiros do concelho, com as suas hastes florenciadas e considerado imóvel de interesse público desde 1950. De base em forma quadrangular, tem nele inscrita a data de 1650.

De gosto românico ergue-se nas imediações das Eiras a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Expectação. Simples e com construção provável nos séculos XV ou XVI. Também a famosa Via Augusta XVII, a via romana que ligava Braga a Astorga atravessa as terras da freguesia, ainda bem visível e em bom estado de conservação num pequeno troço por baixo do miradouro de S. Lourenço e bem visível desde esse local.

A aldeia de S. Lourenço, em termos de núcleo tradicional e consolidado, é a aldeia mais aldeia da freguesia, mas também o é em termos de casario rústico e tradicional que se desenvolve à volta e nas imediações da Capela, que se ergue lá bem no alto da aldeia.

É neste ambiente e espaço que, na primavera do ano que vem, em pleno mês de Maio, acontecerá a Missão Popular. Entretanto, irão acontecer as reuniões de preparação para levar por diante esta proposta de fortalecimento da fé e de evangelização.

Serviço da Missão Popular Vicentina

Dados recolhidos junto do pároco e do missionário.

Os dados históricos foram recolhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário