sábado, 26 de outubro de 2013

MISSÃO POPULAR EM S. SIMÃO DE ARÕES


Terminou no passado Domingo, dia 20 de Outubro, a Missão Popular na Paróquia de S. Simão de Arões, situada no concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro e da Diocese de Viseu.
A freguesia é composta por 22 povoados, muito dispersos e alguns distantes da Igreja Paroquial (cerca de 20Km). De paisagens deslumbrantes e de uma beleza incomparável, também no rosto daquela gente humilde e simples era visível o entusiasmo e a alegria com que aceitaram este desafio. Cantavam no refrão do Hino da Missão:

Evangelizar é nossa missão
É desafio, é doação.
Fortalecidos pelo Espirito
Pelo Espírito Santo
Seguiremos S. Simão.

Durante a 1ª. Semana, após a celebração da Eucaristia, em cada lugar, era feita a visita aos doentes e aos idosos. A presença do sacerdote em suas casas levava cada um a aproximar-se e a preparar-se para receber o Sacramento da Reconciliação. À tarde, e também à noite, visitavam-se as Assembleias Familiares que, organizadas em “pequenos” ou “grandes” grupos se juntavam para, no diálogo e na partilha de ideias e de vivências, aprofundarem e fortalecerem a fé. Todos os dias se reuniam cerca de 450 pessoas, unidas pela mesma fé e com o propósito de caminhar unidas a Cristo.

Porque a paróquia é uma comunidade de comunidades vivas, o ponto alto do encontro das 18 Assembleias Familiares foi a Eucaristia de sábado, dia 12. A Igreja Paroquial de Arões foi pequena para acolher a enorme multidão que se congregou para viver e celebrar o Encontro de Comunidade de Comunidades.

No Domingo, dia 13 de Outubro, realizou-se uma procissão de velas, com a participação das crianças da catequese. À hora marcada, apesar da chuva, todos se juntaram na Capela da Salgueira, para acompanhar Nossa Senhora até à Igreja Paroquial, pedindo a sua bênção e proteção e os bons frutos da Santa Missão.

Na 2ª. Semana, durante o dia, continuaram as visitas aos doentes e idosos e a Celebração da Eucaristia, nas restantes Capelas da freguesia. O convite à participação nas Celebrações da 2ª. Semana tinha sido feito. A apresentação dos símbolos, os gestos e a entrega das lembranças em cada celebração, tocou profundamente coração e a alma daquele povo.Dia após dia aumentava o número daqueles que, apesar da distância, sentiam o desejo de se comprometer com a sua Igreja.


Celebração das Famílias foi um dos momentos mais participados. Contou com 45 casais que, perante a comunidade paroquial, renovaram as promessas matrimoniais. A Celebração da Reconciliação, na sexta-feira à noite, terminou com a entrega do Exame de Consciência e no sábado, logo pela manhã, a Igreja encheu-se para as confissões. Nunca vi tanta gente - muitas crianças e jovens - a celebrar o perdão de Deus. Para a Celebração de Maria - Estrela da Evangelização pediu-se às pessoas para trazerem uma flor para colocar aos pés de Nossa Senhora num gesto de consagração.

A Eucaristia de encerramento da Missão foi presidida pelo Bispo de Viseu, D. Ilídio Pinto Leandro, concelebrada pelo pároco, Pe Eurico e pelos missionários Pe Álvaro e Pe Fernando. Receberam o sacramento do Crisma 15 jovens. Porque a Igreja celebrava o Dia Mundial das Missões, D. Ilidio a todos desafiou a ser “missionários”. Todos nós que fomos baptizados, temos o dever de anunciar e dar testemunho de Jesus Ressuscitado nos nossos ambientes, tendo como nosso modelo Maria, verdadeira missionária, sempre associada à missão de seu Filho.

Agradecemos à comunidade paroquial de Arões o acolhimento da Equipa Missionária. A todos - Animadores, Visitadores, Donos das Casas, Equipa Responsável, Equipa de Liturgia e de Logística, ao Grupo Coral e aos Leitores - que colaboraram e contribuíram para o êxito desta Missão, agradecemos a disponibilidade e a entrega. Que Deus recompense a todos. E ao senhor Abade Eurico com quem partilhamos, durante 15 dias, a residência paroquial dizemos “Bem-Haja”. Que Deus o cumule com as maiores bênçãos!
Animados e fortalecidos pelo Espirito Santo continuem a caminhada! Desejamos ver os frutos da Missão!
A missionária Célia Rodrigues






TESTEMUNHO DA SANTA MISSÃO

A Dª. Cassilda Pinho, da Felgueira - Arões, expressou o seu testemunho da SANTA MISSÃO, em forma de poema. Aqui o transcrevo:

Arões é terra de guerra
Para esta ou outra Missão,
Se unirmos as mãos desta terra
Tornaremos forte a nossa união.

A união faz a força,
É lema da nossa missão,
Vamos partir para ela,
Com Jesus no coração!

Seremos capazes de espalhar
Fé, paz e alegria,
Nesta igreja familiar,
Temos o P. Álvaro, como guia.

Continuemos esta caminhada,
Pelos trilhos da missão,
Jamais a esqueceremos,
Vivamos em oração!

A missão ficará,
Em nosso pensamento,
Um dia a recordaremos,
Com saudade e sentimento!

Desejos de muita saúde,
Também vos queremos nós dar,
Vão pelo mundo fora…

Continuem a Evangelizar!

Sem comentários:

Enviar um comentário