sexta-feira, 13 de setembro de 2013

XXIX ENCONTRO NACIONAL DA JMV

“Testemunha a alegria de crer" foi o tema escolhido pelo Conselho Nacional da JMV de Portugal para o Ano Pastoral 2012-2013. Este tema, profundamente relacionado com o tema proposto pelo Papa Bento XVI para o Ano da Fé, é um apelo para que os jovens marianos vicentinos dêem testemunho e um testemunho alegre da sua Fé em Jesus Cristo. É Ele que os guia pelos caminhos de Maria e de São Vicente de Paulo.
O mesmo tema deu o mote para o XXIX Encontro Nacional da JMV, que decorreu em Felgueiras, no Centro Vicentino de Espiritualidade, de 21 a 25 de Agosto.

Após a chegada, acolhimento e abertura do encontro com dinâmica de formação de comunidades, cerca de 170 jovens, vindos das 3 Zonas de Portugal (Norte, Centro, Sul), passaram à descoberta dos vários sub-temas:”Dúvida e crise vs. Oportunidade e aventura”; “Encontro vs. Sacramentos”; “Fé e missão vs. Testemunho e esperança”. Além da reflexão, houve tempos de oração, celebração penitencial, eucaristias, momentos marianos, testemunhos, workshops, tempo de convívio e de partilha.


Na diocese de Beja, o grupo de Santiago do Cacém é o mais antigo e estão a ser formados grupos JMV em Sines, S. Francisco da Serra e em Vila Nova da Baronia. Neste encontro, de Santiago, participaram mais de uma dúzia de jovens, alguns dos quais pela primeira vez e outros, foram chamados a coordenar comunidades de trabalho e alguns sectores, como o da Liturgia.

Apresentamos dois testemunhos. A Rita Almeida fala-nos da sua primeira experiência como animadora: Antes de ir, grande era o receio de aceitar este desafio de ser animadora durante 5 dias de 10 jmv's que nem se conheciam. O medo de falhar, de não conseguir passar a mensagem, quase me fez dizer que não. Mas, por insistência de alguns (e agradeço-lhes) aceitei sem que os nervos passassem. Acordar de madrugada e fazer uma viagem longa e cansativa, não impediu de chegar a Lagares (Felgueiras) com muita alegria para rever amigos, receber formação e aprender com os mais novos. Ao fim de 5 dias, posso dizer que valeu a pena dizer sim, que renovei a minha fé, que o meu coração vem cheio de paz, que eu venho cheia de força para mais um ano. Sem dúvida que quando nos entregamos a Ele de coração aberto, tudo corre bem e tudo acaba bem, porque só ele basta”.

Também a Beatriz Pereira relata o seu contentamento por ter participado pela primeira vez: “Este foi o meu primeiro Nacional e tenho que admitir que não era o que eu estava à espera. Eu esperava um ambiente muito mais rígido e muito menos divertido. Mas, graças a Deus, estava enganada. Diverti-me bastante e aprendi ainda mais. Quando o cansaço estava prestes a ganhar, um amigo dava-te forças. Valeu a pena a longa viagem de ida e volta e voltaria a repetir sem hesitar. Abri o meu coração e plantei a sementinha. É um orgulho agora vê-la a crescer!
Como este, muitos encontros foram acontecendo ao longo do Verão. Algo de novo foi acontecendo na vida da gente nova. A semente vai sendo lançada. A seu tempo, os frutos vão aparecer. O desafio “Testemunha a alegria de crer" é de todos os dias e para todos: jovens, adultos, crianças, famílias. Vale a pena arriscar, partir, sair de nós, levar aos outros a alegria de viver!

Recolha CDM/Beja – Testemunhos JMV

Sem comentários:

Enviar um comentário