segunda-feira, 19 de maio de 2014

A Missão está em Santa Luzia e S. Martinho das Amoreiras



Depois de Colos e de Relíquias viverem a Missão Popular, agora é a vez das paróquias de Santa Luzia (concelho de Ourique) e de S. Martinho das Amoreias (concelho de Odemira) e suas comunidades (Amoreiras-Gare e Aldeia das Amoreiras) acolherem este tempo forte de evangelização. Em pleno tempo pascal e na segunda metade do mês de Maio, estas terras, confiadas ao cuidado pastoral da comunidade dos Milicianos de Cristo, fazem a experiência do encontro com o Senhor ressuscitado e com a Mãe da Igreja, invocada como Senhora das Missões.
A abertura da Missão aconteceu dia 17, sábado, quando a comunidade de Colos, levou a imagem da Senhora à vizinha povoação de Santa Luzia. Os sinos tocaram em tom de festa e as pessoas, reunidas à volta da igreja, acolheram “a Senhora, mais brilhante que o sol”. Após as boas-vindas, deu-se a Procissão de Velas pelas ruas principais da aldeia. Guiados pela cruz do Ressuscitado, muitos foram aqueles que fizeram o caminho da luz. Ao chegar ao Lar e Centro de Dia fez-se uma paragem. Aí, diante da ‘universidade da vida’, junto daqueles que mourejaram a vida toda e agora têm o carinho de uma casa que os acolhe, fez-se um tempo de reflexão, meditando sobre a vida e exemplo da Virgem Maria, que sempre fez a vontade do Senhor e que, nas diversas etapas do seu viver, soube estar atenta ao plano de Deus.
Homens e mulheres, rezavam e cantavam e as crianças, empunhavam uma grande e bela faixa que dizia: “Nossa Senhora, rogai por nós”. Estava dado o início da Missão Popular. Um grande grupo de pessoas encheu o templo por completo e foi desafiado a levar o anúncio a todas as casas e pessoas. A Missão estava na Rua.

Envio e visitas às casas
A Eucaristia dominical, na Igreja de Santa Luzia, foi festiva. No momento próprio, a equipa missionária composta pelas Irmãs do Bom Pastor, de Colos, pela comunidade dos Milicianos de Cristo e pelo Godfrey, de Vila Nova de Milfontes, depois da invocação do Espírito Santo e da imposição das mãos, recebeu a Cruz da Missão, como sinal de envio e de identificação neste projecto missionário. O mesmo aconteceu com uma dúzia de Animadores locais.
De tarde, em três equipas, missionários e animadores, começaram a visitar cada família, convidando a todos à oração e implorando a bênção de Deus e a protecção da Mãe de Deus. O abrir das portas, o diálogo que ajudou a explicar melhor o espírito da Missão, fez-nos ver melhor a realidade da vida das pessoas: muita gente de idade que vive sozinha, carregada de sofrimentos e dificuldades. Gente nova, não existe ou é em número reduzido. As poucas crianças que participaram na Eucaristia ou que encontramos pelo caminho, vão à escola a Garvão; jovens, quase que não os há. Vimos um ou outro, no café, porque havia jogo de futebol, na televisão.
A todos foi feito o convite para participar nos momentos comunitários da Missão. Muitos dos convidados responderam afirmativamente ao participarem no ‘Terço vivo’, à noite, na Igreja. Os missionários e os Animadores continuam este tempo de “ir ao encontro” de todos e mostram-se disponíveis para levar a notícia da Missão. Aguardam-se os próximos dias. O apelo é feito e as programações são conhecidas. Contamos com o empenho e participação de muitos nas celebrações e nas Assembleias.
As outras Aldeias estão a preparar-se para a chegada da Imagem da Senhora e, deste modo, viverem, de uma forma mais empenhada, este tempo de Missão.

Encontro de Formação sobre a Palavra de Deus
No contexto da programação do plano pastoral da Diocese e para este tempo da Missão, os párocos do Arciprestado de Odemira, propuseram um dia de reflexão bíblica, destinado a todas as Comunidades.
Será no próximo sábado, dia 24 de Maio, das 10h00 às 16h30, no Salão das Festas de Amoreiras-Gare. O tema “Iluminados pela Palavra - A Bíblia na vida da gente” será trabalhado por FreiGonçalo José Gomes Figueiredo, Franciscano.
Será um dia em cheio e ajudará todos os participantes a conhecer melhor o Livro Sagrado. S. Jerónimo deixou-nos um pensamento muito importante e desafiante: “Desconhecer a Bíblia é desconhecer Cristo”. O cristão, discípulo de Cristo, não pode desconhecer a Bíblia.
Não é todos os dias que nos é proporcionada esta oportunidade. Por isso, todos devem fazer um esforço para participar. Como missionários que somos, devemos ajudar outros a participar neste encontro: dar a conhecer, colaborar no transporte, incentivar à participação, são algumas das formas de ajudar mais alguém a aprender a saborear a Palavra de Deus, a deixar-se iluminar por ela.


P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário